Pular para o conteúdo principal

DICA DO DIA

Marina e seu companheiro




Marina estava fumando um cigarro, na sacada de seu apartamento. No oitavo andar, de onde ela podia ver todas as luzes da cidade, dos outros prédios, a luz dos postes, os faróis dos carros que passavam lá embaixo. Ela deixava cair às cinzas na rua de propósito, olhando as cinzas se perdendo antes de chegar ao asfalto. Gostava de ver as cinzas flutuando por alguns segundos. Curtindo a noite, olhando o pouco do movimento da madrugada. Era o que tinha naquela altura.

Um bêbado tropeça ao atravessar a rua e volta para a calçada, olhando desconfiado para os dois lados. Chama sua atenção, ela o observa cambaleando, parecendo um novato em alguma embarcação, sem encontrar um ponto de equilíbrio. – Marujo a deriva! Ela grita, sem saber por que e o que significa.


Seu ponto de equilíbrio também não anda muito bem, - ela pensa. Enquanto acende outro cigarro na brasa do que acabara de fumar. No prédio da frente dois apartamentos ainda estão com as luzes acesas, um tem a persiana aberta. Marina vê um casal fazendo amor numa cama grande. Os lençóis parecem tão brancos, macios. A cidade com todo aquele concreto e labirinto de prédios é tão abafada no verão, mesmo de madrugada parece que falta ar.

 
Fred chegou de mancinho, por trás. Começou a lhe fazer um carinho. Ela sentiu um arrepio e voltou seu olhar pra ele. Passado o susto, voltou a contemplar a noite e sua cidade. Ela tinha se tornado indiferente.

Quantas pessoas ainda estariam acordadas àquelas horas, que historias teriam e por que não estavam dormindo, estavam sentindo à mesma falta. Era o que tinha naquela altura para pensar.

 Que ela sentia de algo que não sabia ao certo o que poderia ser, mas que a estava incomodando. Continuou pensando enquanto retirava outro cigarro da carteira.

Uma ambulância atravessou a avenida em alta velocidade com as luzes vermelhas rodopiando e a sirene ligada, dobrando logo em seguida. O som ficando cada vez mais fraco até se perder na noite.

 Dos outros carros que passava ela apenas escutava o som dos pneus rolando pelo asfalto. Marina nem viu quando a janela da frente se fechou e as luzes se apagaram no apartamento do casal.

Fred desistiu de tentar animá-la e foi até a cozinha beber água. Ela suspirou, levantou os braços e se espreguiçou. Toda aquela energia retida em seu corpo, sem ter algo para fazer. Ela tinha muitas coisas para fazer, mas não conseguia se definir por onde ia começar.

Escutou quando o copo de vidro caiu no chão, foi até a cozinha pronta para xingar seu companheiro. Quando acendeu a luz da cozinha viu a bagunça que estava. Fred já tinha ido para o quarto e estava deitado. Marina limpou a cozinha, juntou os cacos de vidro, colocou na lata de lixo. Acendeu mais um cigarro e aqueceu o café. Enquanto tentava sintonizar uma radio, o café ferveu e virou por cima do fogão. Desistiu, voltou para a sacada. A lua cheia, já estava se escondendo por detrás de outros prédios, logo ia amanhecer. Suspirou.

Não tinha nada pra fazer, nem sono. Chegou a cogitar fazer uma limpeza no apartamento, passar o aspirador de pó. Mas logo repensou, e mudou de idéia, os visinhos poderiam reclamar, pensou. Marina pensava demais.

 Sentiu-se como se o apartamento era de outra pessoa. Sentiu-se mais estranha, uma espécie de angustia ia sufocando-a. O bêbado estava lá embaixo sentado no cordão da calçada, com a cabeça inclinada encostada entre os joelhos. Marina sentiu vontade de descer e conversar com o sujeito.

Mudou de idéia, resolveu acender o ultimo cigarro e ir para o quarto. Fechou a porta da sacada e foi se deitar. Fred estava aninhado em seu travesseiro, ela passou a mão por seu pêlo e deitou do outro lado da cama. Enquanto o gato ronronava.

Comentários

Promoção de livros

743355678ae871043d48337fc70c9a8a--romances-auto

Ebook Amazon

É muito amor envolvido – Quando nasce um romance – LIVRO – Röhrig

Se preferir uma edição impressa clique no logo da Agbook 
 

Ofertas:

Postagens mais visitadas deste blog

10 livros imperdíveis de Fiódor Dostoiévski em português (PDF) Grátis para baixar

10 livros imperdíveis de Fiódor Dostoiévski em português (PDF) Grátis para baixar                                                         » Assine nosso canal do  Youtube  e aprenda mais sobre literatura. «  Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski [nota 1] [nota 2]   Moscou / Moscovo ,  30 de outubro  de  1821  -  São Petersburgo ,  28 de janeiro  de  1881 [1] [2] [3] [4] [nota 3]  foi um  escritor ,  filósofo  e  jornalista  do  Império Russo . É considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história, bem como um dos maiores "psicólogos" que já existiram (na acepção mais ampla do termo, como investigadores da psiquê). [5] [6] [7] Entre outros temas, a obra do autor explora o significado do sofrimento e da  culpa , o  livre-arbítrio , o  cristianismo , o  racionalismo , o  niilismo , a pobreza, a violência, o assassinato, o altruísmo, além de analisar  transtornos mentais , muitas vezes ligados à humilhação, ao  isolamento , ao  sadismo , ao  masoq

Forma ou fôrma - qual o correto?

As palavras  forma   e   fôrma   existem na língua portuguesa e estão corretas. Podemos utilizar a palavra forma (com a vogal o aberta) como sinônimo de feitio ou para referir a forma conjugada do verbo formar e as palavras fôrma e forma (com a vogal o fechada) como sinônimo de molde. A utilização do acento diferencial é facultativa desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico.   Exemplos – forma (timbre aberto):  Mexer é a forma correta de escrita desta palavra, porque é com x e não com ch.  Sua boa forma é invejável!  A professora forma a fila dos alunos no pátio da escola.  Exemplos – forma (timbre fechado) ou fôrma:  Você tem alguma forma de bolo para me emprestar?  Você tem alguma fôrma de bolo para me emprestar?  Este sapato tem uma forma pequena.  Este sapato tem uma fôrma pequena.  Antigamente, o acento circunflexo era usado para diferenciar a palavra forma (o aberto) da palavra fôrma (o fechado). Contudo, a reforma ortográfica de 1971 aboliu a utilização de acentos

fundo transparente para criar imagem PNG

---------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------------ passe o mause em cima da parte branca entre as duas linhas tracejadas , clique com o botão direito do mause  e copie o fundo transparente para criar imagem PNG