Pular para o conteúdo principal

DICA DO DIA

Oitavo capítulo - novela - negociante de almas - Röhrig C. - lançamento 2015 - livro




08
Voltei para o apartamento à noite. Liguei para o Bernardo e combinei de tomar o café da manhã com ele. Bernardo conhecia há mais tempo a família Baum. Ele deveria saber de alguma coisa. Aquela historia toda não estava cheirando bem. Afinal de contas quem era este Sr. Ângelus? E que negocio ele tinha com o finado Anderson. Muitas perguntas e nenhuma resposta.  Encontrei dificuldades para pegar no sono, mas por fim consegui.
Na manhã seguinte, quando tomamos café juntos, comentei com Bernardo:
- Você conhece um sujeito meio estranho chamado Ângelus?
- Isso é nome – ele disse -, não conheço ninguém com um nome desses. Pergunte ao padre, parece até nome de anjo.
E começou a gargalhar.
- Estou falando serio!
- Eu também! Fale com o padre.
E continuou a rir, quase se engasgando com o café.
- Mas por quê? – perguntei.
- Só tem um problema.
- Qual?
- Simplesmente ele não pode falar. Nenhum padre pode falar.
E ficamos apenas olhando um para o outro. De repente o ar da sala havia ficado pesado. Ele largou a xícara na mesa e acendeu um cigarro. Falando pausadamente:
- Você acredita que algumas coisas que acontecem por acaso. Na verdade não existe acaso.
- Acredito em qualquer coisa.
Aí ele resolveu se levantar e eu o acompanhei. Fomos até os fundos da funerária. Ficamos andando entre os caixões no deposito. Parava na frente de cada caixão e explicava nos mínimos detalhes do que era feito e em qual tipo de situação era usado. Bernardo conhecia sua profissão como ninguém. Ele falava com paixão e orgulho. Lembrava o nome de cada morto que já tinha passado por ali.
Bernardo olhou para mim. E apontou para o caixão que estava ao lado.
- Este é perfeito pra você.
- Não obrigado. Ainda não estou precisando.
Ele falava como um alfaiate. Mostrava os caixões, como quem mostra ternos em uma loja.
- Olha o acabamento desta tampa, foi toda esculpida na mesma peça de madeira. Não tem nenhuma parte colada ou pregada.
Percebi que não íamos chegar a lugar nenhum. Fui andando até a frente da loja. Parei na entrada e fiquei observando a rua através da vitrine. As pessoas passavam pela calçada como se nada tivesse acontecido. Como se nada estivesse acontecendo. Desviavam o olhar da vitrine. Numa total negativa da possibilidade da morte. Apenas as crianças, paravam na frente da loja e espiavam para dentro através da vitrine. Elas tinham esta curiosidade a respeito do desconhecido.
Essa funerária estava ali desde quando eu podia me lembrar. Lembrava-me que já conhecia o local desde sempre. A única funerária da cidade. Todos que morriam na cidade passavam por ali. Bernardo era o ultimo lugar que alguém ia antes de virar comida dos vermes e ser esquecido no fundo de alguma cova ou mausoléu. 

Comentários

Promoção de livros

743355678ae871043d48337fc70c9a8a--romances-auto

Ebook Amazon

É muito amor envolvido – Quando nasce um romance – LIVRO – Röhrig

Se preferir uma edição impressa clique no logo da Agbook 
 

Ofertas:

Postagens mais visitadas deste blog

10 livros imperdíveis de Fiódor Dostoiévski em português (PDF) Grátis para baixar

10 livros imperdíveis de Fiódor Dostoiévski em português (PDF) Grátis para baixar                                                         » Assine nosso canal do  Youtube  e aprenda mais sobre literatura. «  Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski [nota 1] [nota 2]   Moscou / Moscovo ,  30 de outubro  de  1821  -  São Petersburgo ,  28 de janeiro  de  1881 [1] [2] [3] [4] [nota 3]  foi um  escritor ,  filósofo  e  jornalista  do  Império Russo . É considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história, bem como um dos maiores "psicólogos" que já existiram (na acepção mais ampla do termo, como investigadores da psiquê). [5] [6] [7] Entre outros temas, a obra do autor explora o significado do sofrimento e da  culpa , o  livre-arbítrio , o  cristianismo , o  racionalismo , o  niilismo , a pobreza, a violência, o assassinato, o altruísmo, além de analisar  transtornos mentais , muitas vezes ligados à humilhação, ao  isolamento , ao  sadismo , ao  masoq

Forma ou fôrma - qual o correto?

As palavras  forma   e   fôrma   existem na língua portuguesa e estão corretas. Podemos utilizar a palavra forma (com a vogal o aberta) como sinônimo de feitio ou para referir a forma conjugada do verbo formar e as palavras fôrma e forma (com a vogal o fechada) como sinônimo de molde. A utilização do acento diferencial é facultativa desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico.   Exemplos – forma (timbre aberto):  Mexer é a forma correta de escrita desta palavra, porque é com x e não com ch.  Sua boa forma é invejável!  A professora forma a fila dos alunos no pátio da escola.  Exemplos – forma (timbre fechado) ou fôrma:  Você tem alguma forma de bolo para me emprestar?  Você tem alguma fôrma de bolo para me emprestar?  Este sapato tem uma forma pequena.  Este sapato tem uma fôrma pequena.  Antigamente, o acento circunflexo era usado para diferenciar a palavra forma (o aberto) da palavra fôrma (o fechado). Contudo, a reforma ortográfica de 1971 aboliu a utilização de acentos

fundo transparente para criar imagem PNG

---------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------------ passe o mause em cima da parte branca entre as duas linhas tracejadas , clique com o botão direito do mause  e copie o fundo transparente para criar imagem PNG