Pular para o conteúdo principal

DICA DO DIA

Ficção ou realidade?

Ficção ou realidade? A realidade nada mais é do que a ficção que construímos ou somos induzidos a construir. O pensamento deveria ser algo individual, apesar de ser construído de forma coletiva. A verdade também é algo muito pessoal. Cada ser tem sua percepção própria do mundo. Inclusive neste texto, a falta de memória, ou de interesse. Pois o personagem fala que não se lembra do nome, mas será que ele perguntou o nome? É uma informação importante mesmo? Ou existem outras coisas mais importantes.
O homem pensa na natureza como algo equilibrado, mas o que sustenta a natureza é o caos. Sem o caos não teríamos a falsa impressão de equilíbrio. As regras servem para dar esta ilusão. Quando um ser contesta a realidade de outro, na verdade ele esta tentando impor a sua realidade, em detrimento de tentar apenas respeitar a realidade do outro. Nem digo entender, pois entender já seria algo muito mais amplo, e tenho muitas duvidas que isto possa ser possível em sua essência. E o fato de analisar apenas um episódio isolado, não proporciona embasamento suficiente para se tirar alguma conclusão. E é lógico trabalhamos com símbolos para simplificar as coisas e existir a possibilidade de um dialogo. Então se trabalhamos com símbolos para existir um dialogo, o nosso conceito do que é aceito como verdade, é apenas um acordo.
Outra coisa, eu dou ênfase na palavra sexo para materializar o ato em si (apesar de ilustrar de forma que possa parecer que existe certo romantismo). As outras palavras: amor, carinho, tesão... serve apenas para ilustrar o sentimento gerado pelo ato.
Entende-se que a atração de dois animais de sexo oposto ocorre pelo único interesse de perpetuar a espécie. O macho sente atração pela fêmea que tenha atributos para gerar filhotes saudáveis, e a fêmea sente atração pelo macho que possa garantir a segurança do grupo. O ser humano tende a fantasiar esta necessidade básica, dando valores inventados e aceitos pelo grupo. O que ocorre hoje é que criamos muitos atributos artificiais e bagunçamos tudo, enfraquecendo a espécie. Esta é a parte nua e crua da genética.
Pelo lado sentimental, o texto começa e paro deixando como algo solto, daí eu entro na brincadeira do sonho, do momento ideal....e extrapolo os sentimentos, mas de forma superficial.  E fico brincando com a relação do ato e do sentimento do ato, é um jogo. Vou escrevendo de forma cortada, que é outra brincadeira com o ritmo.
No final do texto eu entrego o jogo, quando digo que gosto de relacionamentos mais intensos, com maior cumplicidade.
E ao mesmo tempo o texto é uma critica aos relacionamentos mecânicos, as interpretações individualistas, ao imediatismo da leitura. Entre outras cartas que eu guardo na manga. Escrever para mim é um jogo de vários níveis e dimensões. Muitas vezes o que estou dizendo não esta no texto, mas na provocação. No que não está escrito. Desconfie de tudo que seja muito simples.
Ontem eu li uma frase incrível que eu ainda não conhecia “ Só dez por cento é mentira o resto é invenção – Manoel de Barros”. Causou-me um tremendo impacto, pois é exatamente dessa forma que eu penso e crio.
Se eu tivesse escrito o texto com base na minha existência, seria ficção. Mas como eu escrevi usando o meu personagem “Jeux”, acredito que faça parte da realidade da vida dele. Mas ele é um personagem ficcional. Que nasceu há uns 10 anos e desde sempre ele vem com estas experiências e interpretações meio malucas da vida e da sociedade. Eu o adoro, e a traquinagem que vai fazendo. Nossa parceria já rendeu seis livros.

Se eu fosse explicar tudo o que existe neste texto, teria que escrever um livro. Mas minha amiga pode ter certeza que cola, amplie seus horizontes. Imagine o pobre do Kafka tentando explicar o porquê que o sujeito se transformou numa barata. Hoje a gente sabe (acreditando nas verdades aceitas pelo grupo, como verdade), mas naquela época como deve ter sido.

Comentários

Promoção de livros

743355678ae871043d48337fc70c9a8a--romances-auto

Ebook Amazon

É muito amor envolvido – Quando nasce um romance – LIVRO – Röhrig

Se preferir uma edição impressa clique no logo da Agbook 
 

Ofertas:

Postagens mais visitadas deste blog

10 livros imperdíveis de Fiódor Dostoiévski em português (PDF) Grátis para baixar

10 livros imperdíveis de Fiódor Dostoiévski em português (PDF) Grátis para baixar                                                         » Assine nosso canal do  Youtube  e aprenda mais sobre literatura. «  Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski [nota 1] [nota 2]   Moscou / Moscovo ,  30 de outubro  de  1821  -  São Petersburgo ,  28 de janeiro  de  1881 [1] [2] [3] [4] [nota 3]  foi um  escritor ,  filósofo  e  jornalista  do  Império Russo . É considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história, bem como um dos maiores "psicólogos" que já existiram (na acepção mais ampla do termo, como investigadores da psiquê). [5] [6] [7] Entre outros temas, a obra do autor explora o significado do sofrimento e da  culpa , o  livre-arbítrio , o  cristianismo , o  racionalismo , o  niilismo , a pobreza, a violência, o assassinato, o altruísmo, além de analisar  transtornos mentais , muitas vezes ligados à humilhação, ao  isolamento , ao  sadismo , ao  masoq

Forma ou fôrma - qual o correto?

As palavras  forma   e   fôrma   existem na língua portuguesa e estão corretas. Podemos utilizar a palavra forma (com a vogal o aberta) como sinônimo de feitio ou para referir a forma conjugada do verbo formar e as palavras fôrma e forma (com a vogal o fechada) como sinônimo de molde. A utilização do acento diferencial é facultativa desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico.   Exemplos – forma (timbre aberto):  Mexer é a forma correta de escrita desta palavra, porque é com x e não com ch.  Sua boa forma é invejável!  A professora forma a fila dos alunos no pátio da escola.  Exemplos – forma (timbre fechado) ou fôrma:  Você tem alguma forma de bolo para me emprestar?  Você tem alguma fôrma de bolo para me emprestar?  Este sapato tem uma forma pequena.  Este sapato tem uma fôrma pequena.  Antigamente, o acento circunflexo era usado para diferenciar a palavra forma (o aberto) da palavra fôrma (o fechado). Contudo, a reforma ortográfica de 1971 aboliu a utilização de acentos

fundo transparente para criar imagem PNG

---------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------------ passe o mause em cima da parte branca entre as duas linhas tracejadas , clique com o botão direito do mause  e copie o fundo transparente para criar imagem PNG