Pular para o conteúdo principal

DICA DO DIA

O maior prêmio literário que eu já recebi.


Não foram os troféus, as medalhas, diplomas, nem outro objeto, ou a publicação em alguma antologia. Mas uma briga, uma discussão feia. Daquelas de se ficar babando que nem cão raivoso. Pronto para pular no pescoço do outro.
Foi numa manhã ensolarada de inverno. Eu estava indo para uma reunião num prédio ali do lado do túnel da conceição. Aquela agitação de dia da semana movimentada em Porto Alegre. Entrei no saguão do prédio às 10h em ponto. Meia hora antes da reunião que tinha no quarto andar. Na portaria um sujeito, com a cara enfiada no jornal.
- Bom dia! Eu disse.
Ele levantou os olhos, com uma expressão típica de repartição publica.
- Pois não? Ele disse.
Mas eu não vou contar todos os detalhes, vamos ao que interessa. Dei uma olhada no que ele estava lendo. O sujeito ao invés de estar cuidando do seu serviço. Estava lendo poesia. Não aguentei e comecei a insultar ele e aquele poema. Um minúsculo poema de quatro linhas, com menos de seis palavras por linha. E o sujeito perdendo seu tempo com aquilo. Que poeta teria escrito uma porcaria daquelas? Mas o sujeito começou a defender o poema e o poeta. E a discussão começou a tomar proporções de uma guerra mundial.
Imagine começar a terceira guerra mundial, no saguão de uma repartição publica e por causa de um poema.
O pior de tudo é que o sujeito sabia como argumentar. Olhei o relógio e já era quase 10:30h, tive que desistir da briga. Mas falei antes de sair que só tinha desistido por causa do horário. Mas que ele se preparasse para o nosso próximo encontro, pois eu ainda não tinha me dado por vencido.

Quando eu penso naquele sujeito defendendo o poema e o poeta, que ele nem conhecia. Este foi o meu maior prêmio. Até hoje ele não sabe que defendeu o meu poema dos meus ataques. 

Comentários

Promoção de livros

743355678ae871043d48337fc70c9a8a--romances-auto

Ebook Amazon

É muito amor envolvido – Quando nasce um romance – LIVRO – Röhrig

Se preferir uma edição impressa clique no logo da Agbook 
 

Ofertas:

Postagens mais visitadas deste blog

10 livros imperdíveis de Fiódor Dostoiévski em português (PDF) Grátis para baixar

10 livros imperdíveis de Fiódor Dostoiévski em português (PDF) Grátis para baixar                                                         » Assine nosso canal do  Youtube  e aprenda mais sobre literatura. «  Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski [nota 1] [nota 2]   Moscou / Moscovo ,  30 de outubro  de  1821  -  São Petersburgo ,  28 de janeiro  de  1881 [1] [2] [3] [4] [nota 3]  foi um  escritor ,  filósofo  e  jornalista  do  Império Russo . É considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história, bem como um dos maiores "psicólogos" que já existiram (na acepção mais ampla do termo, como investigadores da psiquê). [5] [6] [7] Entre outros temas, a obra do autor explora o significado do sofrimento e da  culpa , o  livre-arbítrio , o  cristianismo , o  racionalismo , o  niilismo , a pobreza, a violência, o assassinato, o altruísmo, além de analisar  transtornos mentais , muitas vezes ligados à humilhação, ao  isolamento , ao  sadismo , ao  masoq

Forma ou fôrma - qual o correto?

As palavras  forma   e   fôrma   existem na língua portuguesa e estão corretas. Podemos utilizar a palavra forma (com a vogal o aberta) como sinônimo de feitio ou para referir a forma conjugada do verbo formar e as palavras fôrma e forma (com a vogal o fechada) como sinônimo de molde. A utilização do acento diferencial é facultativa desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico.   Exemplos – forma (timbre aberto):  Mexer é a forma correta de escrita desta palavra, porque é com x e não com ch.  Sua boa forma é invejável!  A professora forma a fila dos alunos no pátio da escola.  Exemplos – forma (timbre fechado) ou fôrma:  Você tem alguma forma de bolo para me emprestar?  Você tem alguma fôrma de bolo para me emprestar?  Este sapato tem uma forma pequena.  Este sapato tem uma fôrma pequena.  Antigamente, o acento circunflexo era usado para diferenciar a palavra forma (o aberto) da palavra fôrma (o fechado). Contudo, a reforma ortográfica de 1971 aboliu a utilização de acentos

fundo transparente para criar imagem PNG

---------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------------ passe o mause em cima da parte branca entre as duas linhas tracejadas , clique com o botão direito do mause  e copie o fundo transparente para criar imagem PNG