Film noir
A
expressão francesa film
noir (Pronúncia
francesa: [film nwaʁ]; em português, 'filme negro')
designa um subgênerode filme
policial que
teve o seu ápice nos Estados
Unidos , entre
os anos 1939 e 1950.
A
expressão foi aplicada pela primeira vez a um filme pelo crítico francês Nino Frank, em 1946, por
analogia com os romances policiais da Série noire, uma coleção criada
pela Gallimard, em
1945, cujos livros tinham capa preta e amarela, com sobrecapa preta e bordas
brancas. A expressão era desconhecida dos diretores e atores à época em que
foram produzidos os filmes noirs clássicos, tendo sido introduzida
posteriormente por historiadores ecríticos de cinema. Muitos dos criadores de films noirs revelaram mais tarde que não
imaginavam, naquela época, que haviam dado origem a um subgênero
cinematográfico.
O film noir deriva dos romances de suspense da época da Grande Depressão (muitos
foram adaptados de romances policiais do período) e da estética dos filmes de
terror da década de
1930. Os primeiros noirsapareceram
no começo da década de
1940. Historicamente, foram filmados em preto-e-branco em alto
contraste, sob influência da cinematografia do expressionismo alemão.
Precursores
O film noir é resultado de uma combinação de
estilos e gêneros de cinema e também das artes plásticas. De acordo com James
Monaco, em American Film Now,
o film noir não constitui propriamente um gênero, mas
um estilo visual. Outros críticos tratam o film noir como um "modo"
ou "ciclo".
A estética do film
noir é fortemente influenciada
pelo expressionismo alemão. à época do regime
nazista, muitos diretores alemães, como Fritz
Lang, Billy
Wilder eRobert
Siodmak, foram forçados a emigrar, levando em sua bagagem as técnicas
que haviam desenvolvido, e realizaram, nos Estados
Unidos, alguns dos mais famosos films
noirs, no qual os recursos de iluminação tinham importância fundamental,
sendo utilizados, por exemplo, para destacar aspectos psicológicos dos
personagens ou para criar uma certa tensão no expectador, por exemplo. O uso da
iluminação "por zonas, manchas e flashes era capaz de estabelecer um
isolamento do ator, separando-o do ambiente". A luz, no cinema expressionista,
tem "o poder de estabelecer rupturas e relações entre personagens",
acompanhando a ação de modo aparentemente arbitrário mas com a finalidade de
"concentrar a atenção, articular a ação, acentuar a tensão e colorir a
emoção do público."1
Outras
influências importantes vieram do realismo poético francês - através de certos temas como o fatalismo, a injustiça,
protagonistas arruinados - e doneorrealismo italiano - que busca uma autenticidade dos
personagens. Muitos films
noirs posteriores, como Night and the City (1950) e Panic in the Streets (1950), adotaram uma abordagem
neorrealista, utilizando fotografia in
loco e, frequentemente,
alguns atores não profissionais, encarnando pessoas comuns e oprimidas, como The Lost Weekend e In a
Lonely Place.
Nos
Estados Unidos, a principal influência literária do film noir veio da ficção policial e de suspense,
produzida por escritores como Dashiell Hammett, Raymond
Chandler e James M. Cain,
popularizado em revistas baratas como Black Mask.
Apesar de não ser considerado um "film noir", Cidadão
Kane (1941)
de Orson
Welles teve
uma forte influência no desenvolvimento do estilo deste gênero, particularmente
por seus visuais barrocos e a complexa estrutura narrativa conduzida por
sobreposição.
O período clássico
As
décadas de 1940 e 1950 foram o "período clássico" do film noir. Alguns historiadores
do cinema consideram Stranger
on the Third Floor (1940)
como o primeiro film noir genuíno. Touch of Evil (1958), de Orson Welles é comumente
citado como o último filme do período "clássico" do noir.
Alguns
estudiosos do cinema acreditam que o film
noir nunca tenha acabado
realmente, mas apenas perdido temporariamente a popularidade para, mais tarde,
ser revivido de uma maneira um pouco diferente. Outros críticos - talvez a
maioria - não consideram autênticos os filmes feitos fora do período clássico.
Esses críticos consideram o genuíno film
noir como pertencente a um
ciclo ou período e crêem que os filmes subsequentes, que tentaram reviver os
filmes clássicos, são diferentes, pois os criadores são conscientes do estilo
"noir", o que os diretores dos film
noirs originais talvez não
fossem.
Muitos
dos filmes deste subgênero eram produções de baixo orçamento, sem atores de
grande prestígio. Alguns diretores e roteiristas foram mesmo perseguidos
políticos durante o macartismo (fim
da década de 1940 até meados da década de 1950) e impedidos de trabalhar nos
grandes estúdios de Hollywood. Assim, colaboravam, sob pseudônimo,
nessas produções baratas.
Os mais
populares exemplos de film
noir giravam em torno de uma
mulher de virtudes questionáveis e eram também conhecidos por bad girl movies ('filmes de menina má'). Enquanto os
filmes dos grandes estúdios demandavam mensagens mais positivas, nos filmes noir, os protagonistas podiam
ser personagens fracos e moralmente ambíguos, enquanto os personagens
secundários raramente possuíam alguma profundidade ou autonomia. Era regra nos
filmes "A" o uso de iluminação sofisticada, interiores luxuosos e sets de
filmagem externas
ricamente elaborados. Já o film
noir ficou conhecido por
narrar dramas inteligentes e austeros permeados por niilismo,
desconfiança, paranóia e
cinismo, em ambientes realistas urbanos e utilizando-se de técnicas como
narração confessional e movimentos de câmera com o ponto-de-vista do
protagonista. Ggradativamente, o estilo noir influenciou a estética do cinema -
mesmo fora de Hollywood.
Exemplos de films noirs clássicos
Alguns diretores associados ao período clássico do film noir
Neo-noir
Na
década de 1960, cineastas como Sam
Peckinpah, Arthur
Penn, Robert
Altman criaram
filmes inspirados nos films
noirs originais. Em The Long Goodbye, o detetive
criado por Altman é apresentado como um idiota azarado que não consegue evitar
sua derrota numa batalha moral. Talvez o mais bem sucedido filmeneo-noir tenha sido Chinatown (Filme) (1974), de Roman
Polanski.
Muitos
dos filmes de Joel e Ethan
Coen são
exemplos de filmes influenciados pelo subgênero noir, especialmente O homem que não estava lá e Gosto de
Sangue, além da comédia O grande
Lebowski. O homem que não estava lá apresenta uma cena que parece ter
sido filmada de maneira similar a uma cena de Out of the past. Os
irmãos Cohen também acrescentaram diversos elementos de film noir, tanto na filmagem
quanto no roteiro de Fargo. Alguns críticos consideram-no um clássico
moderno do gênero. O aclamado Los Angeles: Cidade Proibida, de Curtis
Hanson (adaptado
do romance de James
Ellroy) pode ser o filme que mais se aproxima do film noir moderno, com suas histórias de
policiais corruptos e femmes
fatales que parecem
ressurgidos dos anos 50.
O
ponto-de-vista cínico e pessimista do film
noir influenciou fortemente
os criadores do gênero cyberpunk de ficção científica no
início dos anos 1980, sendo Blade Runner e
o japonês Akira os mais conhecidos filmes deste gênero. Uma
mistura de film noir e cyberpunk também é chamada de tech-noir. Os personagens
destes filmes são geralmente derivados de filmes de gangsters dos anos 30 e de revistas em
quadrinhos. Outros exemplos de ficção científica noir são Gattaca, The Thirteenth Floor,
Ghost in the Shell, Dark City, e Minority Report.
Alguns
consideram que os filmes de David
Lynch têm
forte influência noir, principalmente Blue Velvet, Lost Highway e Mulholland Drive.
Alguns
trabalhos recentes com uma veia noir incluem filmes como Cães de
aluguel (1992), Chicago (2002), Fargo (1996), Kiss Kiss, Bang Bang (2005), e A Simple Plan (1998); a
série de video game Max Payne, os
jogos Heavy Rain e The Wolf Among Us , o remake de "Insônia", de Christopher
Nolan e o
suspense Dália
Negra, de Brian De
Palma. Também de Christopher Nolan, Amnésia e Batman
Begins são
considerados exemplos de neo-noir,
assim como o filme Sin City, filmado em
preto-e-branco, com alguns elementos em cores.
Com a
estreia do seriado de TV Veronica Mars (2003), e do filme Brick (2006),
o noir ganha uma nova vertente, batizada (e
aplaudida) por críticos como teen-noir, uma reinvenção do gênero como
expressão das angústias do universo adolescente.
Características
Estilo visual
Os film noirs tendem a utilizar
sombras dramáticas, alto contraste, iluminação low key (que tenta cirar cenas em chiaroscuro) e
película em preto-e-branco, resultando numa razão de 10:1 do escuro para o
claro, ao contrário da razão de 3:1, dos filmes tradicionais. Muitos films
noirs foram filmados em locações reais, durante a noite. Sombras de venezianas
sobre o rosto de um ator enquanto ele olha através da janela são um ícone
visual no film
noir, já tendo se tornado um cliché.
O film noir também é conhecido pelo uso de ângulos de
câmera não-convencionais e lentes grande-angulares.
Outros dispositivos de desorientação utilizados nosfilm noirs incluem pessoas filmadas em espelhos, ou
contra múltiplos espelhos, filmagens através de vidros, e múltiplas exposições.
Situação geral
O film noir apresenta personagens desesperados num
universo desapiedado. Crime, geralmente assassinato, é um elemento que permeia
a maioria dos films
noirs, geralmente carregados de ciúmes, corrupção e fraqueza moral. A
maioria dos films
noirs contém
certos personagens arquétipos (femme-fatales, policiais corruptos,
maridos ciumentos, corretores de seguros e bodes expiatórios), locações famosas
(Los Angeles, New York e San Francisco), e temática recorrente nos roteiros (tramas
de assaltos, histórias de detetives, filmes de gangsters e de julgamentos).
Moralidade
A moral no film noir tende a ser ambígua e relativa. Os
personagens podem aderir a determinado objetivo moral, mas sempre apresentam um
comportamento do tipo "o fim justifica os meios". Por exemplo, no
filme The
Stranger, o detetive está tão obcecado em investigar um criminoso
nazista que coloca a vida de outras pessoas em risco para alcançar seu
objetivo.
Elementos do film noir
O film noir é mais difícil de definir especificamente
que determinados gêneros como o Western ou o musical, principalmente pelo fato de
que os criadores responsáveis por estes filmes não tinham a consciência de que
faziam parte de determinada tendência estilística. Alguns filmes, portanto, são
considerados noirpor
alguns e não o são por outros. Por exemplo, Leave Her
to Heaven (1945), Niagara (1953), Vertigo (1958) foram filmados em cores, mas são
frequentemente considerados noir. Os
filmes considerados noir geralmente contêm alguns, se não todos os
seguintes elementos:
Personagens
·
Protagonistas moralmente ambíguos
·
Protagonistas alienados
·
Personagens violentos ou corruptos
Ambientes
·
Ambiente urbano
·
Ambiente contemporâneo
·
Locações exóticas ou remotas
·
Casas noturnas e/ou clubes de jogos/apostas
Elementos cinematográficos
·
Fotografia em preto-e-branco, ou em cores lavadas
(não-saturadas)
·
Ângulos baixos de filmagens, ângulos incomuns e técnicas
expressionistas de fotografia
·
Sequências e efeitos visuais incomuns
·
Cenários noturnos e interiores sombrios
·
Uso de narração
Elementos temáticos
·
Senso de fatalismo
·
Obsessão sexual/romântica
·
Emboscadas
Elementos de roteiro
·
Roteiro intrincado
·
Uso de flashbacks
·
Sobreposições narrativas
·
Presença do protagonista em praticamente todas as cenas
·
História contada sob perspectiva criminal
·
Assassinato ou roubo como centro da história
·
Falsas acusações
·
Traição
·
Inevitabilidade do fracasso do protagonista
·
Final em aberto ou ambíguo
Ver também
fonte: Wikipédia
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