Pular para o conteúdo principal

DICA DO DIA

MINI SARAU NO HCPA PELA SEMANA FARROUPILHA


MINI SARAU NO HCPA PELA SEMANA FARROUPILHA


Durante a Semana Farroupilha, em 16/09/2015, foi realizado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre mais um Mini Sarau do Projeto “Poesia no HCPA: O Impossível Carinho”, desta vez homenageando os autores sul-rio-grandenses.
Estiveram presentes alunos, profissionais e professores do HCPA/UFRGS e, entre os convidados, Joaquim Moncks e Cícero Galeno Lopes, da Academia Riograndense de Letras; Virgínia Fetter, do Diário Popular de Pelotas; Luís Maria Yordi, de Dom Pedrito; Röhrig C., de Pedro Osório; Ana Zandwais, do Instituto de Letras da UFRGS; Elizabeth Cirne Lima, da Faculdade de Veterinária da UFRGS; Deisi Beier e Walter Oliveira, do Tribunal Regional do Trabalho.
A sessão foi aberta por Rogério Gastal Xavier, Coordenador do Projeto que saudou os convidados lendo o poema Adeus, de Lobo da Costa, natural de Pelotas, o primeiro grande poeta gaúcho e um dos fundadores do Partenon Literário do RS, em 1868, junto com Caldre e Fião, os irmãos Apolinário e Aquiles Porto Alegre, Demétrio Ribeiro, Múcio Teixeira e Luciana de Abreu, a primeira mulher a discursar em público no RS. Waldomiro Manfroi, ex-diretor da Faculdade de Medicina da UFRGS, destacou a importância do Centro Acadêmico Sarmento Leite no lançamento de novos escritores médicos, como Ciro Martins, Dionélio Machado e Moacir Scliar, que revolucionaram o panorama das letras no Brasil.
As origens da poesia sul-rio-grandense nas lidas do campo desde fins do século XVIII foram destacadas por Cícero Galeno Lopes.
Foi ouvido o hino rio-grandense na voz do médico e barítono Jair Ferreira, acompanhado ao piano pelo estudante Giacomo di Carli e modinhas ao violão do médico José Cohen.
Foram recitados os autores gaúchos João Simões Lopes Neto, Alceu Wamosy, Aureliano de Figueiredo Pinto, Lila Ripoll, Mario Quintana, Noemi Osório Caringi, Lígia Antunes Leivas, Deisi Beier e Joaquim Moncks, alguns dos participantes trajando a pilcha em homenagem à Semana Farroupilha.   

  Fonte: HCPA

Comentários

Promoção de livros

743355678ae871043d48337fc70c9a8a--romances-auto

Ebook Amazon

É muito amor envolvido – Quando nasce um romance – LIVRO – Röhrig

Se preferir uma edição impressa clique no logo da Agbook 
 

Ofertas:

Postagens mais visitadas deste blog

10 livros imperdíveis de Fiódor Dostoiévski em português (PDF) Grátis para baixar

10 livros imperdíveis de Fiódor Dostoiévski em português (PDF) Grátis para baixar                                                         » Assine nosso canal do  Youtube  e aprenda mais sobre literatura. «  Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski [nota 1] [nota 2]   Moscou / Moscovo ,  30 de outubro  de  1821  -  São Petersburgo ,  28 de janeiro  de  1881 [1] [2] [3] [4] [nota 3]  foi um  escritor ,  filósofo  e  jornalista  do  Império Russo . É considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história, bem como um dos maiores "psicólogos" que já existiram (na acepção mais ampla do termo, como investigadores da psiquê). [5] [6] [7] Entre outros temas, a obra do autor explora o significado do sofrimento e da  culpa , o  livre-arbítrio , o  cristianismo , o  racionalismo , o  niilismo , a pobreza, a violência, o assassinato, o altruísmo, além de analisar  transtornos mentais , muitas vezes ligados à humilhação, ao  isolamento , ao  sadismo , ao  masoq

Forma ou fôrma - qual o correto?

As palavras  forma   e   fôrma   existem na língua portuguesa e estão corretas. Podemos utilizar a palavra forma (com a vogal o aberta) como sinônimo de feitio ou para referir a forma conjugada do verbo formar e as palavras fôrma e forma (com a vogal o fechada) como sinônimo de molde. A utilização do acento diferencial é facultativa desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico.   Exemplos – forma (timbre aberto):  Mexer é a forma correta de escrita desta palavra, porque é com x e não com ch.  Sua boa forma é invejável!  A professora forma a fila dos alunos no pátio da escola.  Exemplos – forma (timbre fechado) ou fôrma:  Você tem alguma forma de bolo para me emprestar?  Você tem alguma fôrma de bolo para me emprestar?  Este sapato tem uma forma pequena.  Este sapato tem uma fôrma pequena.  Antigamente, o acento circunflexo era usado para diferenciar a palavra forma (o aberto) da palavra fôrma (o fechado). Contudo, a reforma ortográfica de 1971 aboliu a utilização de acentos

fundo transparente para criar imagem PNG

---------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------------ passe o mause em cima da parte branca entre as duas linhas tracejadas , clique com o botão direito do mause  e copie o fundo transparente para criar imagem PNG