Pular para o conteúdo principal

DICA DO DIA

MINI SARAU NO HCPA PELA SEMANA FARROUPILHA


MINI SARAU NO HCPA PELA SEMANA FARROUPILHA


Durante a Semana Farroupilha, em 16/09/2015, foi realizado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre mais um Mini Sarau do Projeto “Poesia no HCPA: O Impossível Carinho”, desta vez homenageando os autores sul-rio-grandenses.
Estiveram presentes alunos, profissionais e professores do HCPA/UFRGS e, entre os convidados, Joaquim Moncks e Cícero Galeno Lopes, da Academia Riograndense de Letras; Virgínia Fetter, do Diário Popular de Pelotas; Luís Maria Yordi, de Dom Pedrito; Röhrig C., de Pedro Osório; Ana Zandwais, do Instituto de Letras da UFRGS; Elizabeth Cirne Lima, da Faculdade de Veterinária da UFRGS; Deisi Beier e Walter Oliveira, do Tribunal Regional do Trabalho.
A sessão foi aberta por Rogério Gastal Xavier, Coordenador do Projeto que saudou os convidados lendo o poema Adeus, de Lobo da Costa, natural de Pelotas, o primeiro grande poeta gaúcho e um dos fundadores do Partenon Literário do RS, em 1868, junto com Caldre e Fião, os irmãos Apolinário e Aquiles Porto Alegre, Demétrio Ribeiro, Múcio Teixeira e Luciana de Abreu, a primeira mulher a discursar em público no RS. Waldomiro Manfroi, ex-diretor da Faculdade de Medicina da UFRGS, destacou a importância do Centro Acadêmico Sarmento Leite no lançamento de novos escritores médicos, como Ciro Martins, Dionélio Machado e Moacir Scliar, que revolucionaram o panorama das letras no Brasil.
As origens da poesia sul-rio-grandense nas lidas do campo desde fins do século XVIII foram destacadas por Cícero Galeno Lopes.
Foi ouvido o hino rio-grandense na voz do médico e barítono Jair Ferreira, acompanhado ao piano pelo estudante Giacomo di Carli e modinhas ao violão do médico José Cohen.
Foram recitados os autores gaúchos João Simões Lopes Neto, Alceu Wamosy, Aureliano de Figueiredo Pinto, Lila Ripoll, Mario Quintana, Noemi Osório Caringi, Lígia Antunes Leivas, Deisi Beier e Joaquim Moncks, alguns dos participantes trajando a pilcha em homenagem à Semana Farroupilha.   

  Fonte: HCPA

Ofertas:

Postagens mais visitadas deste blog

fundo transparente para criar imagem PNG

---------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------------ passe o mause em cima da parte branca entre as duas linhas tracejadas , clique com o botão direito do mause  e copie o fundo transparente para criar imagem PNG

livros mais vendidos na amazon, dica de leitura, kindle, ebook, book, baixe agora

livros mais vendidos na amazon, terceira semana em destaque, aproveite e leia agora
adquira o seu exemplar também
Lista de mais vendidos da Amazon:
#2 em Livros > Infantil e Infantojuvenil > Ficção Científica, Fantasia e Terror > Terror de dar Calafrios
click no link e aproveite

A ÚLTIMA VIAGEM DO LUSITANIA - ERIK LARSON

A ÚLTIMA VIAGEM DO LUSITANIA ERIK LARSON ormato(s) de venda:livro, e-bookTradução:Berilo VargasPáginas:432Gênero:Não FicçãoISBN:978-85-8057-850-8E-ISBN:978-85-8057-851-5Lançamento:27/10/2015
Em 1o de maio de 1915, com a Primeira Guerra Mundial chegando a seu décimo mês, um luxuoso transatlântico saiu de Nova York com destino a Liverpool, com um número recorde de bebês e crianças a bordo. Era uma surpresa que os passageiros estivessem tão tranquilos, já que a Alemanha declarara os mares ao redor da Inglaterra como zona de guerra e havia meses os submarinos alemães levavam terror ao Atlântico Norte. Mas o Lusitania era um dos maiores e mais rápidos navios em serviço, e seu capitão, William Thomas Turner, acreditava piamente no cavalheirismo de guerra que por um século evitou que navios civis fossem atacados. No entanto, a Alemanha estava determinada a mudar as regras do jogo, e Walther Schwieger, o capitão do Unterseeboot-20, estava feliz em colaborar. Enquanto isso, um serviço de inteligên…