Pular para o conteúdo principal

DICA DO DIA

O amor é uma necessidade



Ela ficava tentando me provar que depois de um relacionamento fracassado. Deveríamos dar um tempo. Tinha algo de filosófico, do tipo conheça a si mesmo, antes de mergulhar em outra aventura.  Eu não entendo muito bem este negocio de psicologia ou qualquer outro tipo de trapaça. Apenas observava a maneira como ela me olhava. Sempre amável. Sempre gentil.
O tempo. Ela tinha um discurso a respeito do tempo. Como se conhecesse o tempo. Como se de alguma forma tinha descoberto um poder a respeito dos sentimentos. Mas todas as pessoas tem sempre algo de formal e tirano. Quando falam a respeito de uma boa qualidade de vida. A vida que para elas é a certa. Uma vida com regras, mas as regras estão sempre mudando. E não temos muita certeza. Eu não tenho muita certeza. Mas desconfio de quem tem. Num mundo maleável e confortável é de se estranhar quando alguém começa a querer a ditar as regras. Daquilo que realmente não sabe.
Percebi que não poderia jogar o jogo dela. Simples assim, tinha desistido de brincar de ser adulto. Se as pessoas seguissem a metade dos conselhos que elas adoram dar para as outras pessoas. Descobririam o quanto são chatas, e o quanto é chato, seus mundos idealizados. Existe uma graça no caos, no instinto selvagem, no desejo puro. Que faz com que as pessoas tenham medo da vida, e elas criam regras. E todos seguem o mesmo caminho.  Pessoas adoram discursos bonitos e falsos, adoram se enganar.
Você pode ter uma religião e acreditar num lugar mágico, e acreditar que pagou para estar ali. A diferença é que aquilo tudo faz algum sentido, mas as épocas mudam, os sentidos mudam. Ou pode apenas se conhecer melhor. Quem sabe esqueça o disfarce em algum bolso de algum casaco no fundo de algum armário. E vai estar nu na rua. E não vai fazer sentido tudo isto.
Voltamos a falar sobre relacionamentos, e como tínhamos coisas em comum, e como eu queria comer ela, mas eu não sabia se ela queria apenas dar pra mim. O problema é este jogo de amor sem amor. Qual o problema de um pouco de sexo? Definir palavras para expressar sentimentos e atos. A palavra amor pode ter qualquer significado, e nunca é o significado de quem fala, talvez seja o de quem escuta. O mais perto que consigo imaginar do significado da palavra amor, é a visão de uma miragem no deserto. Você deseja tanto aquilo que esta pronta para morrer por nada.

Gostaria de ir ao supermercado, caminhar pelo corredor dos sentimentos, parar na frente da prateleira e pegar um pacote ou vidro de amor. Ia dar uma olhada na data de fabricação e se estivesse dentro do prazo de validade. E se o preço não fosse muito alto. Levar um pacote ou vidro, ou lata. Pode ser algo orgânico e ecologicamente correto, estar de acordo com a trapaça do nosso tempo. Mas se for industrializado e sem nenhum toque humano. E mesmo assim ainda ser o amor que idealizamos, mas não temos e nem recebemos. Apenas idealizamos, como a imagem da miragem. Quem sabe comprar um pouco.
O problema é que não se pode confiar nos rótulos, o produto que esta lá dentro é sempre outro.
Neste ponto aceitei o conselho dela. Comecei a sair com varias e varias mulheres. Sem fazer promessas e nem pedir nada em troca. Durante um tempo funcionou. Porque como qualquer mentira durante um tempo funciona. E as pessoas conseguem fingir durante um tempo que não querem algo. E todos no fim querem algo. E se fala tanto em liberdade, mas não se admite a liberdade do outro.  A eterna procura de um culpado. A eterna procura de um inocente. Pode ser um discurso ou uma discussão.
Ela pediu para eu tomar cuidado, como se uma miragem fosse capaz de me machucar. Não era o caso já que eu sabia do risco e me mantive na sombra. Quando você começa a entender o mecanismo e todas as engrenagens, fica tudo muito previsível.

Foi previsível quando a vi apaixonada por outro sujeito. Você joga mal e vence, você joga bem e perde. Não tem nenhuma novidade. Ela se preocupou tanto em dar conselhos que se esqueceu de escutar seus próprios conselhos. E começou a viver sua miragem e justificou todos aqueles sentimentos ruins que as pessoas têm como: posse, ciúme, autoritarismo, e etc.. Em uma única palavra “amor”.



(conto da coletânea "Com prazer" livro VII - Röhrig C.)

Comentários

Promoção de livros

743355678ae871043d48337fc70c9a8a--romances-auto

Ebook Amazon

É muito amor envolvido – Quando nasce um romance – LIVRO – Röhrig

Se preferir uma edição impressa clique no logo da Agbook 
 

Ofertas:

Postagens mais visitadas deste blog

10 livros imperdíveis de Fiódor Dostoiévski em português (PDF) Grátis para baixar

10 livros imperdíveis de Fiódor Dostoiévski em português (PDF) Grátis para baixar                                                         » Assine nosso canal do  Youtube  e aprenda mais sobre literatura. «  Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski [nota 1] [nota 2]   Moscou / Moscovo ,  30 de outubro  de  1821  -  São Petersburgo ,  28 de janeiro  de  1881 [1] [2] [3] [4] [nota 3]  foi um  escritor ,  filósofo  e  jornalista  do  Império Russo . É considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história, bem como um dos maiores "psicólogos" que já existiram (na acepção mais ampla do termo, como investigadores da psiquê). [5] [6] [7] Entre outros temas, a obra do autor explora o significado do sofrimento e da  culpa , o  livre-arbítrio , o  cristianismo , o  racionalismo , o  niilismo , a pobreza, a violência, o assassinato, o altruísmo, além de analisar  transtornos mentais , muitas vezes ligados à humilhação, ao  isolamento , ao  sadismo , ao  masoq

fundo transparente para criar imagem PNG

---------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------------ passe o mause em cima da parte branca entre as duas linhas tracejadas , clique com o botão direito do mause  e copie o fundo transparente para criar imagem PNG

Forma ou fôrma - qual o correto?

As palavras  forma   e   fôrma   existem na língua portuguesa e estão corretas. Podemos utilizar a palavra forma (com a vogal o aberta) como sinônimo de feitio ou para referir a forma conjugada do verbo formar e as palavras fôrma e forma (com a vogal o fechada) como sinônimo de molde. A utilização do acento diferencial é facultativa desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico.   Exemplos – forma (timbre aberto):  Mexer é a forma correta de escrita desta palavra, porque é com x e não com ch.  Sua boa forma é invejável!  A professora forma a fila dos alunos no pátio da escola.  Exemplos – forma (timbre fechado) ou fôrma:  Você tem alguma forma de bolo para me emprestar?  Você tem alguma fôrma de bolo para me emprestar?  Este sapato tem uma forma pequena.  Este sapato tem uma fôrma pequena.  Antigamente, o acento circunflexo era usado para diferenciar a palavra forma (o aberto) da palavra fôrma (o fechado). Contudo, a reforma ortográfica de 1971 aboliu a utilização de acentos