Pular para o conteúdo principal

DICA DO DIA

Calotas e pequenos homenzinhos verdes - Conto - Röhrig C.




Calotas e pequenos homenzinhos verdes
Comecei a contar para ele da maneira que eu me lembrava do sonho, mas ele ficava apenas olhando como se aquela história não o surpreendesse em nada. Foi mais ou menos assim:
- Eu já estava cansado de ficar dentro de casa batendo naquela máquina, sem conseguir tirar nada que prestasse. As coisas estavam bem ruins. Blake ficava sentado no chão apenas me olhando com aqueles olhos de pidão. Realmente não sabia o que fazer. Algumas vezes me levantei para ir ao banheiro, outras para ir à cozinha tomar um copo d’água.
- Entendo, mas o que o levou a achar que era verdade? Ele perguntou.
- Na verdade foi o Nietzsche, você sabe como ele é impulsivo.
- Impulsivo? Ele disse.
- Pode não ser a palavra certa, mas ele ia me seguindo diferente do Blake, o Blake apenas ficava sentado do lado da mesa. Mas o Nietzsche não, aonde eu ia ele ia atrás.
Enquanto ele ia escutando a história ia também tomando nota de tudo em seu pequeno bloco de papel. Um bloco bem legal com capa de couro marrom, combinava com o estilo de decoração da sala. A sala tinha moveis pesados de madeira e estofados de couro, não era rustico, era clássico. Mesmo na tarde mais ensolarada as cortinas não deixavam o sol entrar, ficávamos ali apenas com as luzes dos abajures e das pequenas luminárias na parede. Tinha uma nevoa no lugar, sabe aquela nevoa tênue que fica quando se fuma muito em uma peça fechada com pouca iluminação.
- Voltemos ao comportamento do Nietzsche e do Blake. Porque apenas eles ficavam na casa? Ele disse.
- Talvez por serem mais calmos, e sombrios. Sabe como é, preciso de certo clima para escrever. E eles sempre ficavam na deles, sem interferir.
- Mas um não ficava lhe seguindo o tempo todo?
- Sim, mas não chegava a atrapalhar. Mas não é a respeito deles que eu quero falar.
- E, é a respeito de quem ou do que, você deseja falar?
- Quando eu vi que não ia conseguir mais nada, resolvi dar uma volta no pátio para esfriar a cabeça.
- Caminhar é bom para organizar os pensamentos, -  Ele disse – o Fernando Pessoa gostava de compor os seus versos caminhando, ele dizia que assim conseguia ter o ritmo que desejava.
As imagens voltavam a minha mente como um filme lúdico, um filme de arte. Algo afrancesado. Não parecia uma película limpa do tipo propaganda que passa em algum canal de televisão. Era mais um cinema mudo, como mesmo se diz? Não é preto & branco, é, um tom de sépia.
- Sim, sim. Estava caminhando pelo pátio e encontrei uma calota de Kombi.
- Não sabia que tinha uma Kombi. Você nunca mencionou.
- E não tenho. Acho que foram as crianças da minha rua, que jogaram no meu pátio.
- E o que tem essa calota de importante?
- Já vou chegar lá.
- Ok.
- Tinha encontrado no pátio essa calota de Kombi e resolvi jogar um pouco de frisbee com o Kafka e o Poe, Lovecraft apenas ficava assistindo e balançando seu rabo, sabe ele já está muito velho.
- E aonde estavam o Nietzsche e o Blake?
- Deixei eles trancados dentro de casa. É que se eu solto eles viram um pandemônio. Imagina os cinco correndo atrás de uma calota. Ia ter confusão na certa.
Nossa hora já estava quase no fim, na parede ao lado da lareira tinha um relógio cuco, fazendo seu tique-taque prestes a fazer o temível cu-co. Posso afirmar que aquele relógio fazia o som, como se diz no cinema o “foley” idêntico ao som que se encontra nas entranhas da floresta negra. Não precisava de mais nada para uma cena macabra. Aquela era uma sala de horrores.
- Se quiser podemos deixar para a próxima semana? Ele disse.
- Gostaria de prosseguir.
- Podemos estender um pouco mais hoje. Não é usual, mas vou abrir uma exceção.
- Obrigado, como eu ia dizendo, estávamos jogando. E o jogo estava bem divertido. Kafka me trouxe a calota em sua boca, e ele tem aquele problema de estar sempre babando demais. Peguei a calota e passei na camisa. Foi quando eu vi.
- O que foi que você enxergou?
- Uma outra calota, pelo menos no início eu achei que era uma outra calota.
- Interessante alguém mais estava jogando. Ele disse.
- Não, eu apenas pensei que fosse. Mas ela veio direto para mim e ficou pairando sobre a minha calota.
- Pairando! Tem certeza que é essa a palavra?
- Sim, a calota ficava pairando. Ia contra todas as leis da natureza e da gravidade.
- Isso é muito grave mesmo. Pode ter sido uma ilusão.
- Tenho certeza que não foi uma ilusão.
Quando eu terminei de dizer que não era uma ilusão seu semblante mudou, passou de sereno para preocupado, dava para ver as linhas de expressão.
- Você sabe que isso não é possível. Ele disse, e pegou um charuto da caixa em cima da mesa.
- Se alguém me contasse, também não acreditaria. Mas estava pairando e o mais incrível é que abriu uma minúscula portinha e desceu uma escadinha até a calota. Um pequeno homenzinho verde saiu daquela calota mágica e foi descendo até a minha.
- Você deveria estar delirando, onde já se viu, um pequeno homenzinho verde! Ele disse e acendeu o charuto dando uma longa baforada.
- Ele era verde, tenho certeza. E ficou batendo com o pé na calota, como se estivesse chamando alguém.
- Precisamos rever os seus medicamentos. Ele disse.
- Tenho certeza do que eu vi, e depois dele insistir mais um pouco desistiu e voltou para sua calota. A escadinha foi recolhida e a portinha fechada. Antes mesmo do velho Lovecraft se aproximar. A calota partiu com a mesma rapidez que tinha chegado.
- Isso que está descrevendo não é uma calota, mas uma mine-nave espacial. O homenzinho seria um alienígena verde. E sabemos que não existem alienígenas verdes e nem homenzinhos verdes.

Continuamos a conversa por mais meia hora, sem conseguirmos chegar num consenso. O doutor não acreditava em homenzinhos verdes, e eu sabia o que tinha visto. No final só restou nos despedirmos
 – Até logo. Eu disse, segurando sua mão com meu dedo mindinho e balançando.
Ali estava um homenzinho vermelho, totalmente descrente da possibilidade de existirem homenzinhos verdes.

Fim.


                                                                                                                                                           Röhrig C. 



#kafka, #H.P.Lovecraft, #EdegarAllanPoe, #Nietzsche, #WilliamBlake, #conto, #literatura, #RöhrigC. 

Comentários

Promoção de livros

743355678ae871043d48337fc70c9a8a--romances-auto

Ebook Amazon

É muito amor envolvido – Quando nasce um romance – LIVRO – Röhrig

Se preferir uma edição impressa clique no logo da Agbook 
 

Ofertas:

Postagens mais visitadas deste blog

10 livros imperdíveis de Fiódor Dostoiévski em português (PDF) Grátis para baixar

10 livros imperdíveis de Fiódor Dostoiévski em português (PDF) Grátis para baixar                                                         » Assine nosso canal do  Youtube  e aprenda mais sobre literatura. «  Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski [nota 1] [nota 2]   Moscou / Moscovo ,  30 de outubro  de  1821  -  São Petersburgo ,  28 de janeiro  de  1881 [1] [2] [3] [4] [nota 3]  foi um  escritor ,  filósofo  e  jornalista  do  Império Russo . É considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história, bem como um dos maiores "psicólogos" que já existiram (na acepção mais ampla do termo, como investigadores da psiquê). [5] [6] [7] Entre outros temas, a obra do autor explora o significado do sofrimento e da  culpa , o  livre-arbítrio , o  cristianismo , o  racionalismo , o  niilismo , a pobreza, a violência, o assassinato, o altruísmo, além de analisar  transtornos mentais , muitas vezes ligados à humilhação, ao  isolamento , ao  sadismo , ao  masoq

Forma ou fôrma - qual o correto?

As palavras  forma   e   fôrma   existem na língua portuguesa e estão corretas. Podemos utilizar a palavra forma (com a vogal o aberta) como sinônimo de feitio ou para referir a forma conjugada do verbo formar e as palavras fôrma e forma (com a vogal o fechada) como sinônimo de molde. A utilização do acento diferencial é facultativa desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico.   Exemplos – forma (timbre aberto):  Mexer é a forma correta de escrita desta palavra, porque é com x e não com ch.  Sua boa forma é invejável!  A professora forma a fila dos alunos no pátio da escola.  Exemplos – forma (timbre fechado) ou fôrma:  Você tem alguma forma de bolo para me emprestar?  Você tem alguma fôrma de bolo para me emprestar?  Este sapato tem uma forma pequena.  Este sapato tem uma fôrma pequena.  Antigamente, o acento circunflexo era usado para diferenciar a palavra forma (o aberto) da palavra fôrma (o fechado). Contudo, a reforma ortográfica de 1971 aboliu a utilização de acentos

fundo transparente para criar imagem PNG

---------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------------ passe o mause em cima da parte branca entre as duas linhas tracejadas , clique com o botão direito do mause  e copie o fundo transparente para criar imagem PNG