Pular para o conteúdo principal

DICA DO DIA

duvidas de português - Oh ou ó

As duas palavras existem na língua portuguesa, estão corretas e são interjeições. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes, sendo pronunciadas com entoações diferentes. 

Interjeições são palavras e locuções invariáveis utilizadas para exprimir, de forma concisa, uma sensação, uma emoção, um apelo, um estado de espírito, uma ordem, … Ó é uma interjeição vocativa que indica chamamento ou invocação e oh é uma interjeição exclamativa que indica admiração, espanto, dor, alegria. 

A interjeição Ó é usada no discurso direto e forma o vocativo juntamente com o nome ou o adjetivo identificativo do nome que invoca. Embora sua utilização seja facultativa, quando utilizada, esta interjeição confere maior ênfase ao chamamento. Pode ser substituída por outras interjeições vocativas, como: ô e ei. 

Exemplos: 
Ó filha, venha rápido que a janta está pronta! 
Ó Gabriela, espere por mim! 
Ó Filipe, pare de fazer bagunça! 

A interjeição OH é utilizada isoladamente, sendo necessária uma pausa após sua utilização. Normalmente se utiliza um ponto de exclamação, mas também se pode usar vírgula ou reticências. Quando designa espanto ou admiração, pode ser substituída pelas interjeições: ah, céus, cruz, nossa, puxa, uai, vixe. Quando designa dor, pode ser substituída pelas interjeições: ai, que pena, ui. Quando designa alegria, pode ser substituída pelas interjeições: eh, oba, viva. 

Exemplos: 
Oh! Que tragédia! Como isto aconteceu? 
Oh, não se preocupe! Tudo se resolverá! 
Oh! Você está tão bonita!

Comentários

Promoção de livros

743355678ae871043d48337fc70c9a8a--romances-auto

Ebook Amazon

É muito amor envolvido – Quando nasce um romance – LIVRO – Röhrig

Se preferir uma edição impressa clique no logo da Agbook 
 

Ofertas:

Postagens mais visitadas deste blog

Forma ou fôrma - qual o correto?

As palavras formaefôrmaexistem na língua portuguesa e estão corretas. Podemos utilizar a palavra forma (com a vogal o aberta) como sinônimo de feitio ou para referir a forma conjugada do verbo formar e as palavras fôrma e forma (com a vogal o fechada) como sinônimo de molde. A utilização do acento diferencial é facultativa desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico.
Exemplos – forma (timbre aberto): 
Mexer é a forma correta de escrita desta palavra, porque é com x e não com ch. 
Sua boa forma é invejável! 
A professora forma a fila dos alunos no pátio da escola. 

Exemplos – forma (timbre fechado) ou fôrma: 
Você tem alguma forma de bolo para me emprestar? 
Você tem alguma fôrma de bolo para me emprestar? 

Este sapato tem uma forma pequena. 
Este sapato tem uma fôrma pequena. 

Antigamente, o acento circunflexo era usado para diferenciar a palavra forma (o aberto) da palavra fôrma (o fechado). Contudo, a reforma ortográfica de 1971 aboliu a utilização de acentos diferencias, como em fôrm…

fundo transparente para criar imagem PNG

---------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------------ passe o mause em cima da parte branca entre as duas linhas tracejadas , clique com o botão direito do mause  e copie o fundo transparente para criar imagem PNG

Menino Anarquista - Charlie Chaplin

muito bom!!!!!! 
melhor definição politica "Não sou NADA", nem direita nem esquerda. apenas um individuo que não acredita em governos e nem em políticos.


Criar e imprimir cartão de visita e flyer