Pular para o conteúdo principal

DICA DO DIA

EFEITO WERTHER (15)


EFEITO WERTHER (15)
Acordei de manhã suado. As gotas de suor corriam da testa para a boca. Mais uma noite, mais um pesadelo. O quarto ainda estava escuro, estava sozinho, a mulher já tinha saído para ir trabalhar. Aquele lugar parecia uma cripta confortável. Acendi um cigarro e fiquei olhando para o contraste da brasa vermelha do cigarro e da escuridão do quarto.
Senti uma sensação boa e confortante, poder não me ver e nem escutar nada. Todos já deveriam ter saído de seus minúsculos quartos para irem trabalhar ou fazer qualquer outra coisa. É muito bom poder estar sozinho, pensei.
Fugir dessa existência mecânica de ter que chegar sempre em algum lugar, em alguma hora. Liberdade é não fazer nada pelos mesmos motivos. Ter a real compreensão da inexistência que se faz presente e perniciosa, sobre a forma de existência, que no fundo não existe, além de nosso ego e temores.
Terminei o cigarro e fui tateando pela escuridão até encontrar a porta do banheiro. Acendi a luz, levantei a tampa da privada e dei uma mijada. O tesão do xixi, passou logo depois. Fui até a pia e lavei as mãos e a cara. Podia me ver novamente refletido no espelho do banheiro, e isso não fazia o menor sentido. Escutei a porta da rua se abrir e fechar. Os passos de alguém vindo de encontro. A porta do banheiro se abriu.
- Bom dia amor. Ela disse.
Vi seu reflexo no espelho.
- Bom dia querida. Eu disse.
- Vamos tomar café? Comprei pão e frios.
- Estou com fome, que bom que voltou.
- Você estava tão pregado que nem viu quando sai.
- Eu durmo muito pesado, pode cair o mundo que continuo dormindo.
Voltamos para o quarto, enquanto Patrícia preparava o café, fiquei dando uma olhada em seus livros numa pequena estante de ferro.
- Você tem uns livros bem interessantes. Eu disse.
- É que preciso deles para dar aula. Ela disse.
- Uma professora?
- Sim, - ela disse e sorriu – no que trabalha mesmo?
- Atualmente em nada.
- Que inveja, como consegue se manter?
- Não sei ao certo, acho que é pura sorte.
- Queria ter um pouco dessa sorte também. As crianças são umas pestes e os pais são ainda piores. É horrível!
- Por que não muda de profissão?
- Sou muito acomodada. E preciso pagar as contas, não tenho a mesma sorte sua.
Ficamos ali conversando sobre seus dramas cotidianos, pensei o que estava fazendo ali. Não me parecia ser justo nossa intimidade. Que na verdade não era nada intima. Estávamos apenas tentando de forma tão superficial e moderna. Que fiquei imaginando se sempre foi assim, e eu é que era um tolo que vivia romantizando tudo. Essa vida de adulto não se parece nada com o que podia imaginar. É muito vazia.

(continua 😊) Röhrig C.


Comentários

Promoção de livros

743355678ae871043d48337fc70c9a8a--romances-auto

Ebook Amazon

É muito amor envolvido – Quando nasce um romance – LIVRO – Röhrig

Se preferir uma edição impressa clique no logo da Agbook 
 

Ofertas:

Postagens mais visitadas deste blog

10 livros imperdíveis de Fiódor Dostoiévski em português (PDF) Grátis para baixar

10 livros imperdíveis de Fiódor Dostoiévski em português (PDF) Grátis para baixar                                                         » Assine nosso canal do  Youtube  e aprenda mais sobre literatura. «  Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski [nota 1] [nota 2]   Moscou / Moscovo ,  30 de outubro  de  1821  -  São Petersburgo ,  28 de janeiro  de  1881 [1] [2] [3] [4] [nota 3]  foi um  escritor ,  filósofo  e  jornalista  do  Império Russo . É considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história, bem como um dos maiores "psicólogos" que já existiram (na acepção mais ampla do termo, como investigadores da psiquê). [5] [6] [7] Entre outros temas, a obra do autor explora o significado do sofrimento e da  culpa , o  livre-arbítrio , o  cristianismo , o  racionalismo , o  niilismo , a pobreza, a violência, o assassinato, o altruísmo, além de analisar  transtornos mentais , muitas vezes ligados à humilhação, ao  isolamento , ao  sadismo , ao  masoq

Forma ou fôrma - qual o correto?

As palavras  forma   e   fôrma   existem na língua portuguesa e estão corretas. Podemos utilizar a palavra forma (com a vogal o aberta) como sinônimo de feitio ou para referir a forma conjugada do verbo formar e as palavras fôrma e forma (com a vogal o fechada) como sinônimo de molde. A utilização do acento diferencial é facultativa desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico.   Exemplos – forma (timbre aberto):  Mexer é a forma correta de escrita desta palavra, porque é com x e não com ch.  Sua boa forma é invejável!  A professora forma a fila dos alunos no pátio da escola.  Exemplos – forma (timbre fechado) ou fôrma:  Você tem alguma forma de bolo para me emprestar?  Você tem alguma fôrma de bolo para me emprestar?  Este sapato tem uma forma pequena.  Este sapato tem uma fôrma pequena.  Antigamente, o acento circunflexo era usado para diferenciar a palavra forma (o aberto) da palavra fôrma (o fechado). Contudo, a reforma ortográfica de 1971 aboliu a utilização de acentos

fundo transparente para criar imagem PNG

---------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------------ passe o mause em cima da parte branca entre as duas linhas tracejadas , clique com o botão direito do mause  e copie o fundo transparente para criar imagem PNG