Pular para o conteúdo principal

DICA DO DIA

EFEITO WERTHER (03)



EFEITO WERTHER (03)
O garçom acabou trazendo o café, fiquei ali sentado do lado de fora da cafeteria, o único lugar que ainda se pode fumar. Tudo bem, posso concordar, que o cigarro pode me causar um câncer, mas eu não sou um câncer.
Do outro lado da rua aquela figura sombria meio gótica grunge, teoricamente um mendigo. Atravessou a rua e veio em minha direção. Francoa veio já de longe acenando e gesticulando, com uma euforia digna dele e apenas dele.
- Meu amigo! Ele disse, e abriu os braços para um abraço carinhoso de irmãos.
Olhei seu aspecto e senti o cheiro. Voltei a observar o café na xícara, peguei a pequena colher e dei algumas voltas dentro da xícara. Como deve ser trepar com uma mulher etíope? Fiz a pergunta inconsciente já sabendo a resposta de que era muito bom.
- Senta ai pó! Eu disse.
Francoa o mendigo letrado, ficamos conversando apenas sobre os grandes da literatura clássica, enquanto as pessoas comuns passavam pela calçada sem entender nada. Dois idiotas sentados num café discutindo literatura e filosofia.
- Tentei roubar Ulisses outro dia. Ele disse.
- E como se saiu? Perguntei.
- A escrita do Joyce não é só confusa, aquele livro é muito grande para se esconder embaixo da camisa. Ele disse.
- Francoa, esse é o grande problema.
- Qual problema?
- Não se pode esconder toda essa merda em baixo da camisa.
- Você acha isso mesmo?
- Basta dar uma olhada a sua volta, para confirmar.
Nisso uma senhora passava pela frente do café, puxando por uma guia de couro, um cachorrinho de pelos branquinhos, bem fofinho e delicado, como deve ser um animal doméstico.
- É da coroa que está falando? Ele disse.
- Não é mais profundo, De Profundis, é a respeito do cachorro.
- Você acha que ela o está sodomizando?
- De alguma forma sim, basta olhar para o animal.
- Como está Sofia? Ele perguntou.
- Como uma boa judia casada com um nazista.
- Melhor falar do cachorro dos outros.
- Concordo, somos umas bestas mesmo.
- Umas lesmas!
- Uns vermes!
- Somos idiotas cheios de razão!
- A razão é ser um idiota!
Continuamos nossa conversa enquanto continuava mexendo a pequena colher, bem no meio da xícara
e de todo aquele café. Mulheres etíopes é o segredo.
- O que anda fazendo? Perguntei.
- Preciso roubar Ulisses. Ele disse.
- E depois?
- Por que precisamos de um depois?
- Eu não sei, pensei que o depois justificaria o agora.
- Estamos ferrados.
- Diga isso baixo de forma que o garçom não escute. Do contrario ele vai perder aquele sorriso de 10%.
- Você acha?
- Todo mundo tem um sorriso de 10%. Do contrario como vamos conseguir equilibrar os outros 90%.
- Verdade, pelo menos 10% de esperanças.
O garçom voltou a mesa e foi educado com Francoa.
- O senhor deseja alguma coisa? Ele disse em tom solene e perfeito.
- Meu amigo, desejo tantas coisas que essa mesa e esse café seriam muito pequenos, desejo o mundo. Mas pode me trazer um Ulisses! Ele disse.
- Desculpe não entendi.
- Ele quis dizer um café expresso. Eu disse.
O garçom sorriu achando que estávamos brincando, anotou o pedido e se retirou.
Não se pode brincar com Ulisses, nem com De Profundis, nem com essa merda toda de sociedade. Eles continuam andando com seus cachorrinhos em guias de couro.
(continua 😊) Röhrig C.

Comentários

Promoção de livros

743355678ae871043d48337fc70c9a8a--romances-auto

Ebook Amazon

É muito amor envolvido – Quando nasce um romance – LIVRO – Röhrig

Se preferir uma edição impressa clique no logo da Agbook 
 

Ofertas:

Postagens mais visitadas deste blog

10 livros imperdíveis de Fiódor Dostoiévski em português (PDF) Grátis para baixar

10 livros imperdíveis de Fiódor Dostoiévski em português (PDF) Grátis para baixar                                                         » Assine nosso canal do  Youtube  e aprenda mais sobre literatura. «  Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski [nota 1] [nota 2]   Moscou / Moscovo ,  30 de outubro  de  1821  -  São Petersburgo ,  28 de janeiro  de  1881 [1] [2] [3] [4] [nota 3]  foi um  escritor ,  filósofo  e  jornalista  do  Império Russo . É considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história, bem como um dos maiores "psicólogos" que já existiram (na acepção mais ampla do termo, como investigadores da psiquê). [5] [6] [7] Entre outros temas, a obra do autor explora o significado do sofrimento e da  culpa , o  livre-arbítrio , o  cristianismo , o  racionalismo , o  niilismo , a pobreza, a violência, o assassinato, o altruísmo, além de analisar  transtornos mentais , muitas vezes ligados à humilhação, ao  isolamento , ao  sadismo , ao  masoq

Forma ou fôrma - qual o correto?

As palavras  forma   e   fôrma   existem na língua portuguesa e estão corretas. Podemos utilizar a palavra forma (com a vogal o aberta) como sinônimo de feitio ou para referir a forma conjugada do verbo formar e as palavras fôrma e forma (com a vogal o fechada) como sinônimo de molde. A utilização do acento diferencial é facultativa desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico.   Exemplos – forma (timbre aberto):  Mexer é a forma correta de escrita desta palavra, porque é com x e não com ch.  Sua boa forma é invejável!  A professora forma a fila dos alunos no pátio da escola.  Exemplos – forma (timbre fechado) ou fôrma:  Você tem alguma forma de bolo para me emprestar?  Você tem alguma fôrma de bolo para me emprestar?  Este sapato tem uma forma pequena.  Este sapato tem uma fôrma pequena.  Antigamente, o acento circunflexo era usado para diferenciar a palavra forma (o aberto) da palavra fôrma (o fechado). Contudo, a reforma ortográfica de 1971 aboliu a utilização de acentos

fundo transparente para criar imagem PNG

---------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------------ passe o mause em cima da parte branca entre as duas linhas tracejadas , clique com o botão direito do mause  e copie o fundo transparente para criar imagem PNG