Pular para o conteúdo principal

DICA DO DIA

duvidas de português - mal ou mau

Significado MAU
A palavra mau é um adjetivo, ou seja, serve para caracterizar um substantivo. Mau significa algo que não é de boa qualidade ou que expressa maldade.
Dica: quando surgir a dúvida na escrita da palavra mau, basta lembrar que ela é o antônimo da palavra bom
Veja os exemplos:
“Ele é um um avó mau e explora seus netos e netas nos afazeres de casa.”
“É um mau percurso este que você pensa em seguir e podemos ficar em apuros se algo sair errado.”
“Seu modo de agir é mau e não há como sua família não demonstrar decepção.”
“Seja um bom filho e você verá como a sua vida irá prosperar em todos os sentidos.”
Como foi exemplificado, o adjetivo mau sempre vai se referir a alguma coisa ou a alguém, por isso ele deve variar em gênero e número, concordando com o substantivo a que se refere (mau/maus ou má/más).
“Os maus tempos começaram quando todos em Brasília decidiram não se importar com os interesses do povo.
A palavra mau concorda com “tempos”, por isso deve ficar no masculino e no plural.
“As más línguas querem destruir a reputação das pessoas por pura inveja.
A palavra mau concorda com “línguas”, por isso deve ficar no feminino e no plural.
Significado MAL
A palavra mal pode ter diversas funções numa frase. Como um substantivo, ela pode expressar uma calamidade, tormento ou uma doença:
“É preciso eliminar o mal em seu princípio, caso contrário ele irá comentar todos os corações bons.
“O mal de Alzheimer é um problema de saúde pública que acomete as sociedades mais envelhecidas”
“Ela não agiu por mal,  fez tudo com a melhor das intenções apesar da pouca experiência.”
Ela também é usada com muita frequência como um advérbio, isto é, dando um sentido complementar ao verbo ou a um adjetivo da frase. Diferentemente do adjetivo mau, o advérbio mal é invariável: não vai para o plural, nem muda para masculino ou feminino.
Dica: deve-se sempre lembrar que o advérbio mal  é o oposto do advérbio bem, por isso substitua um pelo outro quando estiver na dúvida na hora de escrever.
Veja os exemplos:
“Os alunos do Colégio Militar se esforçaram bastante, contudo foram mal na avaliação final.”
“Estudamos muito, inclusive nos reunimos em grupo várias vezes, mas não fomos muito bem no teste.”
“A empresa vendeu mui bem superando todas as expectativas de seus acionistas.”
“Ele disse que era um chefe de cozinha exemplar, mas a refeição que preparou ficou muito mal feita.”
“O projeto de cinema criado para o novo Shopping Rio Mar ficou muito bem feito.”
RESUMINDO: Antes de escrever mau ou mal, use os seus respectivos antônimos bom e bem na frase. Se a palavra bom for adequada, o adjetivo MAU deve ser usado. Agora se a palavra bem for a correta, use o advérbio MAL.
Veja outros exemplos mais usados com as palavras MAU e MAL:
“As crianças acordaram de mau humor hoje.” X “As crianças acordaram mal humoradas hoje.”
“Ele é um mau jogador.” X “Ele joga mal.”
“A garota tem uma  educação” X “A garota é mal educada.”
“Tivemos um mau entendimento.” X “Tivemos um mal entendido”

Comentários

Promoção de livros

743355678ae871043d48337fc70c9a8a--romances-auto

Ebook Amazon

É muito amor envolvido – Quando nasce um romance – LIVRO – Röhrig

Se preferir uma edição impressa clique no logo da Agbook 
 

Ofertas:

Postagens mais visitadas deste blog

10 livros imperdíveis de Fiódor Dostoiévski em português (PDF) Grátis para baixar

10 livros imperdíveis de Fiódor Dostoiévski em português (PDF) Grátis para baixar                                                         » Assine nosso canal do  Youtube  e aprenda mais sobre literatura. «  Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski [nota 1] [nota 2]   Moscou / Moscovo ,  30 de outubro  de  1821  -  São Petersburgo ,  28 de janeiro  de  1881 [1] [2] [3] [4] [nota 3]  foi um  escritor ,  filósofo  e  jornalista  do  Império Russo . É considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história, bem como um dos maiores "psicólogos" que já existiram (na acepção mais ampla do termo, como investigadores da psiquê). [5] [6] [7] Entre outros temas, a obra do autor explora o significado do sofrimento e da  culpa , o  livre-arbítrio , o  cristianismo , o  racionalismo , o  niilismo , a pobreza, a violência, o assassinato, o altruísmo, além de analisar  transtornos mentais , muitas vezes ligados à humilhação, ao  isolamento , ao  sadismo , ao  masoq

Forma ou fôrma - qual o correto?

As palavras  forma   e   fôrma   existem na língua portuguesa e estão corretas. Podemos utilizar a palavra forma (com a vogal o aberta) como sinônimo de feitio ou para referir a forma conjugada do verbo formar e as palavras fôrma e forma (com a vogal o fechada) como sinônimo de molde. A utilização do acento diferencial é facultativa desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico.   Exemplos – forma (timbre aberto):  Mexer é a forma correta de escrita desta palavra, porque é com x e não com ch.  Sua boa forma é invejável!  A professora forma a fila dos alunos no pátio da escola.  Exemplos – forma (timbre fechado) ou fôrma:  Você tem alguma forma de bolo para me emprestar?  Você tem alguma fôrma de bolo para me emprestar?  Este sapato tem uma forma pequena.  Este sapato tem uma fôrma pequena.  Antigamente, o acento circunflexo era usado para diferenciar a palavra forma (o aberto) da palavra fôrma (o fechado). Contudo, a reforma ortográfica de 1971 aboliu a utilização de acentos

Todos Nós Dançamos Uma Música Misteriosa – Texto De Albert Einstein

                                  » Assine nosso canal do  Youtube  e aprenda mais sobre literatura. «  “A escola fracassou comigo, e não eu com ela. Ela me deixou entediado. Os professores se comportavam como  Feldwebel  (sargentos). Eu queria saber o que eu queria saber, mas eles queriam que eu aprendesse para o exame. O que eu mais odiava era o sistema competitivo lá, e especialmente dos esportes. Devido a isso, eu não valia nada, e várias vezes eles sugeriram que eu saísse. Era uma escola católica em Munique. Eu senti que a minha sede de conhecimento estava sendo estrangulada por meus professores; as notas eram sua única medição. Como pode um professor a compreender a juventude com tal sistema? A partir de doze anos comecei a suspeitar da autoridade e desconfiar de meus professores.  Eu aprendi principalmente em casa, primeiro do meu tio e, em seguida, de um estudante que vinha para comer com a gente uma vez por semana. Ele me mostrava livros sobre física e astrono