Pular para o conteúdo principal

DICA DO DIA

O velho e o Guaíba - Röhrig C. - Conto

O velho e o Guaíba

O velho ficava sentado numa pedra olhando as águas do guaíba como quem fica olhando para o próprio passado. Sempre com o semblante triste, sem perceber as horas que passavam. Joaquim já não sabia o que fazer para alegrar o seu companheiro. Para quem passava pelo local era só mais um velho mendigo; fedorento, cabisbaixo e inútil. Que enfeava o pôr do sol do guaíba. Mas Joaquim o tinha como um verdadeiro segundo pai.
Um dia os dois estavam sentados na mesma pedra e o velho soltou um suspiro muito longo e melancólico como um gemido que vinha da alma. Joaquim pensou – É agora que ele se vai!
Aquilo fez Joaquim tomar uma atitude, sem deixar o velho saber. A partir daquele dia, o rapaz começou a juntar um monte de garrafas PET e a esconder numa moita que tinha nascido em cima de uns entulhos, não muito longe da orla. Só alguns metros para dentro do parque Harmonia, o suficiente para outros catadores não encontrarem seu abrigo de garrafas.
A noite quando voltavam para a ponte dos açorianos, gostavam de fazer uma pequena fogueira e ficar conversando até o sono chegar, as moedas que juntavam durante o dia quase sempre dava para comprar uma garrafa de cachaça, e quando não dava, sempre aparecia um amigo com uma debaixo do braço. Assim as noites passavam de maneira mais amena, nem as ratazanas do centro os incomodavam. E a conversa tomava um tom de euforia como uma verdadeira catarse de suas vidas.
- Velho, - Joaquim disse - porque você olha tanto o guaíba?
- Porque? Isso lhe incomoda? Ele disse.
- Me incomoda lhe ver tão triste ultimamente.
- Mas isso que você acha que é tristeza, na verdade é nostalgia meu amigo.
- E não é a mesma coisa?
- De certa forma. O velho respondeu.
- Eu juro que não entendo. Joaquim disse e tomou um gole direto do gargalo da garrafa de plástico.
- Ando com saudades do tempo que morava na minha terra. O velho completou.
- Você nunca me falou de onde era.
- Você também nunca me perguntou. O velho disse e sorriu para o rapaz.
- Também não gosto de falar do passado, - Joaquim disse – de que adiante mesmo?
- Eu nasci em Pedro Osório, conhece? O velho perguntou.
- Não, em que região fica? Eu sou de Vacaria, norte do estado divisa com Santa Catarina.
- Você é do Norte e eu sou do Sul do Rio Grande do Sul. Pedro Osório na verdade pertencia aos uruguaios, mas os gaúchos foram empurrando os uruguaios até depois de Jaguarão.
- Não sei nada do Sul meu velho, eu sou da terra da maça.
- A divisa antiga entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai era num pequeno arroio, pouco antes de chegar em Pelotas. O arroio Contrabandista.
- Lá na minha terra é o rio Pelotas que separa o Rio Grande do Sul de Santa Catarina.
Os dois continuaram conversando e bebendo, comparando suas terras, suas regiões, suas lembranças e invenções. Que acabaram esquecendo o motivo inicial da conversa. Quando já estavam embriagados o suficiente dormiram em cima de seus papelões, com velhos trapos lhes cobrindo.
Nas tardes que se seguiram e em que a ressaca deixava, Joaquim sumia por uma ou duas horas. O velho ficava sempre se perguntado “- O porquê de tanto mistério, o que o rapaz estava aprontando? ”, até que chegou o dia.
O velho estava sentado distraído, no mesmo lugar de sempre. E Joaquim chegou de surpresa arrastando aquele monte de garrafas amarradas como se fossem uma porta. O velho levou um susto quando viu e gritou: - O que é isso Joaquim?
- É um presente meu para ti alegrar velho. Ele respondeu.
- O que vou fazer com está porta?
- Não é uma porta, é uma jangada.
-  A cachaça já derreteu o teu cérebro Joaquim.
- Vou lhe mostrar! O rapaz gritou e seguiu na direção da água.
O velho não conseguia parar de rir, só de imaginar aquela geringonça afundando com o rapaz.
Mas a geringonça funcionou e Joaquim, começou a remar com um pedaço de madeira. Indo de um lado ao outro.
Depois de sua demonstração, foi a vez do velho. Os dois amigos passaram a tarde se divertindo com a jangada de garrafas plásticas....
A ideia deu tão certo que o velho tornou aquela brincadeira um abito diário.
As pessoas passavam e ficavam admiradas, como o negócio não afundava ninguém conseguia entender. Tiravam até fotografias do velho e sua jangada.
Numa das tardes em que o velho já estava saindo do guaíba, um turista apareceu e pediu para tirar uma foto com ele e sua jangada. Lhe dando depois uma nota de R$ 20,00. Joaquim ficou olhando sem acreditar.
Os dois amigos resolveram então passar num armazém e comprar um pedaço de costela de boi e um garrafão de vinho.
- Hoje vamos festejar Joaquim! O velho gritou, levantando o garrafão para céu.
- Vamos nessa velho, - o rapaz disse, mas logo se lembrou – aonde vamos assar?
- No lugar de sempre!
- Mas é pouco e se aparecer mais gente?
- Vamos então nas churrasqueiras do Harmonia.
- Boa ideia.
E assim eles foram em direção ao parque Harmonia.
Ali eles podiam ficar no meio das árvores sem chamar a atenção dos outros mendigos. Pelo menos dos mendigos conhecidos. Já que a maioria dos mendigos andava sempre na mesma região. Uma lua cheia iluminava a noite entre as árvores. O crepitar dos pedaços de árvores secas queimando, o cheiro da lenha, o braseiro se formando. Tudo aquilo trazia lembranças de um tempo bom. Enquanto um espetava a carne num ferro de obras e o outro ia cuidando do fogo. Eles iam conversando e bebendo.
- Você tinha falado que Vacaria é a terra da maça. O velho disse.
- Sim, até o meu pai trabalhou nos pomares de maças, um trabalho horrível.
- Muito cansativo?
- O problema não era apenas ser cansativo, mas é muito veneno que eles botam nas macieiras.
- É a mesma coisa na minha região, só que lá é arroz que plantam. Imagina a quantidade de veneno que eles põem nas lavouras e depois você tem que ficar andando naquela água cheia de veneno.
- Meu pai morreu por causa do veneno, o patrão dele mandava aplicar veneno com o trator direto. E muitas vezes o pessoal estava no meio da lavoura e o trator passava e dava um banho de veneno no pé de maça e o que estivesse na volta. Nos pés das macieiras o meu pai fazia muita capina química com o costal, e o velho só andava de bermuda e pé no chão, no verão. O patrão sempre dizia que o remédio era bem fraquinho. Meu pai acreditava no patrão.
- Imagino, lá na minha terra muita gente morreu por causa dessas porcarias.
- Mas o que me magoa de verdade, não é ele ter morrido por causa do veneno, mas o que escreveram no atestado de óbito dele.
- E o que escreveram?
- O médico safado colocou que ele tinha morrido de cirrose, e o meu pai nem bebia, o velho era crente. Depois é que eu fiquei sabendo que o patrão tinha pago o médico. E para eu não fazer nenhuma bobagem vim tentar a sorte em Porto Alegre.
- Já eu não tinha vontade de trabalhar na lavoura de arroz e nem nas olarias, então acabei aqui também. Não consegui emprego, perdi o pouco dinheiro que tinha trazido e acabei desse jeito.
- Tu achas que as coisas vão mudar velho?
- Não acredito Joaquim, mas um dia quero voltar para Pedro Osório e ver se ainda existe alguém que se lembre de mim. O velho disse e sorriu, um sorriso amargurado.
- Quem sabe, né meu amigo.
- Eu só sei que quem acha que Porto Alegre é uma festa se engana.
- É verdade Hemingway. O rapaz disse.
- Quem?
- Um escritor americano que viveu uns tempos na França.
- A cada dia você me surpreende mais Joaquim.
- Posso ter estudado até a quarta série, mas sempre gostei de ler.
- Você é uma caixinha de surpresas.
- Velho agora você só precisa pegar um peixe grande. Joaquim disse.
Os dois continuaram bebendo em silêncio enquanto a carne aprontava.
Fim.

Röhrig C.


#portoalegre #guaíba #parqueharmonia #pontedosaçorianos #Pedrosório #vacaria #RS Riograndedosul

Comentários

Promoção de livros

743355678ae871043d48337fc70c9a8a--romances-auto

Ebook Amazon

É muito amor envolvido – Quando nasce um romance – LIVRO – Röhrig

Se preferir uma edição impressa clique no logo da Agbook 
 

Ofertas:

Postagens mais visitadas deste blog

10 livros imperdíveis de Fiódor Dostoiévski em português (PDF) Grátis para baixar

10 livros imperdíveis de Fiódor Dostoiévski em português (PDF) Grátis para baixar                                                         » Assine nosso canal do  Youtube  e aprenda mais sobre literatura. «  Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski [nota 1] [nota 2]   Moscou / Moscovo ,  30 de outubro  de  1821  -  São Petersburgo ,  28 de janeiro  de  1881 [1] [2] [3] [4] [nota 3]  foi um  escritor ,  filósofo  e  jornalista  do  Império Russo . É considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história, bem como um dos maiores "psicólogos" que já existiram (na acepção mais ampla do termo, como investigadores da psiquê). [5] [6] [7] Entre outros temas, a obra do autor explora o significado do sofrimento e da  culpa , o  livre-arbítrio , o  cristianismo , o  racionalismo , o  niilismo , a pobreza, a violência, o assassinato, o altruísmo, além de analisar  transtornos mentais , muitas vezes ligados à humilhação, ao  isolamento , ao  sadismo , ao  masoq

Forma ou fôrma - qual o correto?

As palavras  forma   e   fôrma   existem na língua portuguesa e estão corretas. Podemos utilizar a palavra forma (com a vogal o aberta) como sinônimo de feitio ou para referir a forma conjugada do verbo formar e as palavras fôrma e forma (com a vogal o fechada) como sinônimo de molde. A utilização do acento diferencial é facultativa desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico.   Exemplos – forma (timbre aberto):  Mexer é a forma correta de escrita desta palavra, porque é com x e não com ch.  Sua boa forma é invejável!  A professora forma a fila dos alunos no pátio da escola.  Exemplos – forma (timbre fechado) ou fôrma:  Você tem alguma forma de bolo para me emprestar?  Você tem alguma fôrma de bolo para me emprestar?  Este sapato tem uma forma pequena.  Este sapato tem uma fôrma pequena.  Antigamente, o acento circunflexo era usado para diferenciar a palavra forma (o aberto) da palavra fôrma (o fechado). Contudo, a reforma ortográfica de 1971 aboliu a utilização de acentos

fundo transparente para criar imagem PNG

---------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------------ passe o mause em cima da parte branca entre as duas linhas tracejadas , clique com o botão direito do mause  e copie o fundo transparente para criar imagem PNG