Pular para o conteúdo principal

DICA DO DIA

oque é Romance policial

Romance policial

Romance policial é um gênero literário na qual se caracteriza, em termos de sua estrutura narrativa, pela presença do crime, da investigação e da revelação do malfeitor. Neste tipo do gênero literário, o foco remete para o processo de elucidação do mistério, empreitada geralmente a cargo de um detetive, seja ele profissional ou amador. A essência da narrativa policial é a busca pela identidade desconhecida, pela totalidade dos índices.
O romance policial também demonstra que não pode haver crime perfeito, logo, não há lugar para a impunidade, para o crime sem punição. A principal função ideológica na literatura policial é a demonstração da estranheza do crime, já que o criminoso é apresentado como um ser estranho à razão natural da ordem social.
O universo do romance policial é caracterizado por vários elementos, como medo, mistério, investigação, curiosidade, espanto einquietação, que são dosados de acordo com os autores e as épocas.
O romance policial clássico busca a mais completa verossimilhança. Muitos detetives, como por exemplo, Sherlock Holmes, adotam métodos científicos em busca da verdade.

Origem

Acredita-se que o gênero literário conhecido como romance policial começou em abril de 1841, nas colunas de um periódico da Filadélfia, o Graham's Magazine, com a publicação de The Murders in the Rue Morgue (Assassinatos na Rua Morgue), de Edgar Allan Poe.1 Nos anos seguintes, mais duas histórias policiais do mesmo autor foram publicadas, The Mistery of Marie Rogêt (O Mistério de Mary Roget) (1842-1843) e The Purloined Letter (A Carta Roubada) (1845). Esse processo continuou até o século XIX, quando os romances policiais eram publicados em jornais e revistas semanais como um Folhetim e posteriormente eram editados em livros populares. Um dos fatores que propiciou o início dos romances policiais nos jornais foi a temática próxima aos Faits divers e à cobertura policial.

Aspetos folhetinescos

O romance policial apresenta alguns aspectos da estrutura folhetinesca típica de sua origem:
·         O herói, típico Romantismo, com certo espírito aventureiro e avesso às regras sociais
·         Oposições míticas entre o bem e o mal, como o detetive e o criminoso
·         Preservação da retórica consagrada: realismo que pretende apenas ter “efeitos de real”, sem se preocupar com críticas sociais
·         Atualidade informativo-jornalística:dados – um laudo de perícia, uma decisão judicial, avanços científicos – que são divulgados pela mídia, ou pelo menos expostos em textos de teor jornalístico.

 

 

 

 

Características do romance policial


·         A solução do mistério deve estar evidente desde o início, para que uma releitura da obra possa mostrar ao leitor o quanto ele foi desatento.
·         As pistas devem estar todas presentes no livro, de forma a surpreender o leitor no momento da revelação da identidade secreta do assassino.

 

 

Os estilos de romances policiais

 

Whodunnit

Whodunnit? abreviação de Who Done It?, Quem Fez Isso? em inglês, é o tipo de romance policial em que há vários suspeitos para um crime, seja ele roubo, assassinato, sequestro, e a identidade do culpado só é revelada nas últimas páginas do livro.
Neste gênero destacam-se Agatha Christie, Arthur Conan Doyle e Edgar Allan Poe

Noir

Os romances Noir, Preto em francês é o tipo de romance policial onde os personagens são mais humanizados, os detetives nesse tipo de história, costumam beber, brigar, se envolver em romances e sexo. Também existem outras tramas paralelas, a história portanto não gira em torno de apenas um fato, mas vários.
Um dos mais conhecidos autores deste tipo de romance policial é Raymond Chandler, além também de A.A. Fair com o detetive Donald Lam

Thriller Jurídico

Thrillers Jurídicos são romances policiais protagonizados por advogados, promotores, policiais entre outros envolvidos não só em investigar, como também em provar a inocência ou a culpa de algum personagem que contrata seus serviços, esses livros também mantém mistério em todo o seu enredo e a solução do mistério só é revelada perante o juiz.2
Erle Stanley Gardner criador do advogado Perry Mason e do delegado Doug Selby é um dos mais conhecidos autores da categoria, também tendo grande influência o autor John Grisham.

Thriller Médico

Thrillers Médicos são romances policiais protagonizados por médicos, que usam seus conhecimentos para combater doenças e epidemias, erros médicos, etc. além de descobrirem circunstâncias e causas de morte através de análises médicas.
Patricia Cornwell criadora da médica-legista Kay Scarpetta é uma das mais conhecidas autoras dessa categoria.

Espionagem

São romances policiais geralmente envolvendo investigações de grandes criminosos internacionais, mafiosos, crimes diplomáticos, etc.
Ian Fleming, criador do famoso espião James Bond é um dos autores mais conhecidos da categoria, inspirando os filmes oficiais e não-oficiais do agente secreto.

Principais autores e seus personagens

·         Arthur Conan Doyle – detetive Sherlock Holmes
·         Dashiell Hammett – detetive Sam Spade
·         E. W. Hornung – detetive Arthur J. Raffles, o ladrão cavalheiro
·         Edgar Allan Poe – detetive C. Auguste Dupin
·         Erle Stanley Gardner - detetive Donald Lam e advogado Perry Mason
·         Fernando Pessoa - detetive Abílio Quaresma
·         Gaston Leroux  Joseph Rouletabille
·         Georges Simenon – detetive comissário Jules Maigret
·         Jeffery Deaver - detetive Lincoln Rhyme
·         Maurice Leblanc – detetive Arsène Lupin, ladrão-cavalheiro
·         Patricia Cornwell - médica-legista Kay Scarpetta
·         Raymond Chandler – detetive Philip Marlowe
·         Rex Stout – detetive Nero Wolfe
·         Tess Gerritsen - detetive Jane Rizzoli e Médica-Legista Maura Isles



Autores brasileiros e personagens

·         Luiz Lopes Coelho - Dr. Leite
·         Luís Fernando Verissimo – detetive particular Ed Mort
·         Nilton Cordeiro  detetive Rinus Fang
·         Pedro Bandeira - Os Karas
·         Rubem Fonseca – advogado Mandrake
·         Tony Bellotto  investigador Bellini


 fonte: Wikipédia

Ofertas:

Postagens mais visitadas deste blog

"Eu nunca o vi bêbado" - uma entrevista com o editor de Bukowski (RARIDADE)

John Martin foi o editor de Bukowski durante grande parte de sua carreira, e é por isso que você agora sabe quem é Buk e você o ama ou odeia. Foi o que ele nos contou sobre sua conta.





Bukowski e sua esposa Linda. Fotos via Getty Images

Seja qual for a sua opinião de Bukowski - que você acredita que um niilista talentoso que só pensou em beber e foder, a voz de uma geração, ou um pouco de ambos - é inegável que era uma figura fundamental na história literária de Los Angeles. Por esse motivo, quando faz alguns anos trabalhamos no número do programa (o tema de Hollywood), decidi entrar em contato com John Martin, o editor de Bukowski. No final, a entrevista não foi publicada e permaneceu no rascunho até alguns dias atrás, quando decidimos publicá-la.


Se existe uma pessoa viva que pode dizer que conheceu o verdadeiro Charles Bukowski, essa pessoa é Martin. Martin foi o editor de Bukowski durante grande parte de sua carreira, e é por isso que você agora sabe quem é Buk e você o ama ou odei…

Exclusive Stephen King Interview - Entrevista exclusiva de Stephen King

Stephen Edwin King (born September 21, 1947) is an American author of contemporary horror, suspense, science fiction and fantasy. His books have sold more than 350 million copies[2] and many of them have been adapted into feature films, television movies and comic books. King has published fifty novels, including seven under the pen name Richard Bachman, and five non-fiction books. He has written nearly two hundred short stories, most of which have been collected in nine collections of short fiction. Many of his stories are set in his home state of Maine. King has received Bram Stoker Awards, World Fantasy Awards, British Fantasy Society Awards, his novella The Way Station was a Nebula Award novelette nominee,[3] and his short story "The Man in the Black Suit" received the O. Henry Award. In 2003, the National Book Foundation awarded him the Medal for Distinguished Contribution to American Letters.[4] He has also received awards for his contribution to literature for his …

fundo transparente para criar imagem PNG

---------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------------ passe o mause em cima da parte branca entre as duas linhas tracejadas , clique com o botão direito do mause  e copie o fundo transparente para criar imagem PNG
Criar e imprimir cartão de visita e flyer