» Assine nosso canal do Youtube e aprenda mais sobre literatura.«
O GABINETE DO DR. CALIGARI
Título Original: Das Kabinett von Dr. Caligari
Título em Inglês: The Cabinet of Dr. Caligari
País: Alemanha
Ano: 1919
Duração: 78 min.
Direção: Robert Wiene
Produção: Erich Pommer
Roteiro: Carl Mayer e Hans Janowitz
Fotografia: Willy Hameister
Direção de Arte: Herman Warm, Walter Rohring e Walter Reimann
Vestuário: Walter Reimann
Elenco: Conrad Veidt, Werner Krauss, Friedrich Feher, Lil Dagover,
Hans H. Von Twardowski, Rudolf Klein-Rogge, Rudolf Lettinger.
Sinopse:
O Dr. Caligari chega com seu show itinerante a um vilarejo italiano e chama a atenção da população para Cesare, o sonâmbulo que mantem sob hipnotismo durante duas décadas. O que ninguém sabe é que Caligari usa Cesare como sua marionete para que este cometa assassinatos.
O GABINETE DO DR. CALIGARI
Título Original: Das Kabinett von Dr. Caligari
Título em Inglês: The Cabinet of Dr. Caligari
País: Alemanha
Ano: 1919
Duração: 78 min.
Direção: Robert Wiene
Produção: Erich Pommer
Roteiro: Carl Mayer e Hans Janowitz
Fotografia: Willy Hameister
Direção de Arte: Herman Warm, Walter Rohring e Walter Reimann
Vestuário: Walter Reimann
Elenco: Conrad Veidt, Werner Krauss, Friedrich Feher, Lil Dagover,
Hans H. Von Twardowski, Rudolf Klein-Rogge, Rudolf Lettinger.
Sinopse:
O Dr. Caligari chega com seu show itinerante a um vilarejo italiano e chama a atenção da população para Cesare, o sonâmbulo que mantem sob hipnotismo durante duas décadas. O que ninguém sabe é que Caligari usa Cesare como sua marionete para que este cometa assassinatos.
Marco do expressionismo alemão, carregado de tons surrealistas graças à fotografia de Willy Hameister e ao design de Herrmann Warm, Walter Reimann e Walter Rohrig, cujos cenários e iluminação acentuam o clima de pesadelo e são responsáveis pelo fascínio que este clássico exerce até os dias de hoje. O diretor Wiener superou o baixo orçamento e além das inovações estéticas geniais, privilegiou o aspecto psicológico dos personagens, filmando a partir do ponto de vista de um louco.
Símbolos e referências expressionistas deste clássico do cinema
O pendor para contrastes violentos, bem como a nostalgia do claro-escuro e das sombras, da noite indistinta, da névoa sinistra, inata aos alemães, encontraram na arte cinematográfica um modo de expressão ideal. As visões criadas por um estado de alma sombrio e atormentado podem ser transpostas com rara fidelidade para o cinema, que lhes fornece um suporte a um só tempo concreto e irreal.
Comentários
Postar um comentário