Como preservar sua natureza
capitalista
Hoje em dia está na moda uma
palavra muito bonita “sustentabilidade”, mas o que isto significa?
É muito simples, vou dar um
exemplo hipotético.
Você precisa agregar valor aos
seus produtos. E que valor melhor do que o apelo emotivo e uma coleção de
certificados.
Primeiro você precisa ver se o
seu produto esta dentro da legislação, se não estiver não tem problema. Faça acordos
com as pessoas certas e modifique a legislação.
Se alguém em alguma esfera não
estiver de acordo, procure as pessoas certas e engajadas e peça para exonerarem
esta pessoa, ela não serve para o sistema.
Segundo você precisa ganhar o
carisma da população do entorno e para isto você vai ter que ter uma boa
campanha de marketing. Vamos chamar de marketing sócio/ambiental.
Crie oportunidades de trabalho na
região e remunere muito bem as pessoas, para elas não pensarem a respeito do
que fazem. Mas que as faça se sentirem impulsionadas a vestirem a camisa da
empresa e disseminarem as maravilhas.
Faça parcerias com instituições
de pesquisa e ensino, injete bastante dinheiro e mais uma vez, descubra as
pessoas que são referencia. São estas pessoas que vão lutar por você. Invista em
pesquisas que atestem que seu produto é viável.
Contrate uma boa empresa de marketing
e transforme tudo em propaganda.
O seu empreendimento vai destruir 80% ou 90% de um ecossistema. Mas você vai
investir em recuperar 1% e quando for usar os meios de comunicação, a academia,
políticos e etc. coloque mais uns zeros
do lado do 1% e vamos ter 100% de recuperação. Sua empresa vai acabar virando
referencia em sustentabilidade e é provável que ganhe muitos prêmios.
E sua empresa vai lucrar mais
porque você é um gestor com responsabilidade e sua empresa esta focada em
sustentabilidade. As próximas gerações
vão te crucificarem (se existirem próximas é lógico), mas os seus contemporâneos
vão lhe aplaudir e tentar levar alguma vantagem. Quem não gostaria de ser amigo
do rei? Não é mesmo.
Comentários
Postar um comentário