Pular para o conteúdo principal

DICA DO DIA

EFEITO WERTHER (16)


EFEITO WERTHER (16)
Senti um alivio quando voltei para a rua. Novamente estava inteiro em minha solidão. Procurei a ponta mais distante no balcão do bar, longe dos outros clientes e pedi uma cerveja. Parecia ser uma manhã agradável, o garçom largou o copo e a garrafa na minha frente e foi conversar com os outros clientes. Enchi o primeiro copo, e dois sujeitos se sentaram nos bancos a minha esquerda. O tom da voz deles era tão eloquente que pareciam dois oradores, disputando a atenção do público. E o único publico que estava ali próximo era eu, para minha infelicidade.  
- Dinheiro não trás felicidade. O que estava do meu lado disse.
- Verdade, você viu o noticiário? O outro perguntou.
- Do assassinato do empresário?
- Viu, não adianta ter dinheiro. É cada coisa que acontece nessa vida.
- Para que ter tanto dinheiro, se no final nem aproveita.
- Bem jovem ele era.
- Verdade, dinheiro só atrai problema. Prefiro a minha vida simples, no final de semana faço um churrasco e convido a família.
- Isso que é viver!
Os dois tolos continuaram conversando, justificando, suas misérias, para eles mesmos e para mim, que preferia apenas ignorar a existência deles. Meus pensamentos estavam divididos, de um lado as lembranças de Sofia, e o fato de que começava a acreditar que ela não iria mais voltar. Do outro lado tinha a Patrícia que me fazia bem, sua companhia era agradável. Mas, não me sentia seguro com nenhuma das duas. Faz muito tempo que não me sinto seguro, ou com motivos para acreditar em alguma coisa. Senti um pouco de ciúmes da banalidade dos sujeitos, suas vidas pareciam ter algum significado patético.
- Você vai ir no jogo sexta-feira? O do meio disse.
- Não vou poder ir, estou sem dinheiro e vou precisar fazer umas hora-extras. O da ponta respondeu.
- É complicado não ter dinheiro.
- A inflação está um absurdo, os preços dos alimentos mudam toda a semana, a patroa só reclama.
- A minha também. Tem dias que da vontade de jogar tudo para o ar.
- E você vai no jogo?
- Nesta sexta-feira, não vou poder ir, minha mulher vai ficar cuidando da tia no hospital e eu vou ter que ficar com as crianças.
- Que merda, nosso time vai ficar desfalcado.
- Verdade.
E assim seguiram a conversa, num momento dinheiro não trazia felicidade, no outro, a falta de dinheiro estava deixando os dois muito infelizes. E eu que estava me lixando para a vida inútil dos dois tinha que aturar aquela conversa, com uma pontinha de ciúmes.
O do meio falava com o outro e olhava para mim esperando que eu concordasse com seu discurso.
Um deles fez um sinal para o garçom pedindo para ligar o televisor. Estava sintonizado no canal de esportes. Além de darem seus discursos sobre economia, agora estavam dando uma aula sobre futebol, pareciam dois técnicos experientes. Cada jogada errada que passava no televisor, eles tinham uma teoria de como os jogadores deveriam fazer. Não tinha jogador e nem técnico que fosse bom o bastante para eles. Para minha sorte a cerveja terminou e pude sair daquele manicômio. Deixando para trás suas vozes e a voz do comentarista esportivo, os três definitivamente se mereciam.

(continua 😊) Röhrig C.


Comentários

Promoção de livros

743355678ae871043d48337fc70c9a8a--romances-auto

Ebook Amazon

É muito amor envolvido – Quando nasce um romance – LIVRO – Röhrig

Se preferir uma edição impressa clique no logo da Agbook 
 

Ofertas:

Postagens mais visitadas deste blog

10 livros imperdíveis de Fiódor Dostoiévski em português (PDF) Grátis para baixar

10 livros imperdíveis de Fiódor Dostoiévski em português (PDF) Grátis para baixar                                                         » Assine nosso canal do  Youtube  e aprenda mais sobre literatura. «  Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski [nota 1] [nota 2]   Moscou / Moscovo ,  30 de outubro  de  1821  -  São Petersburgo ,  28 de janeiro  de  1881 [1] [2] [3] [4] [nota 3]  foi um  escritor ,  filósofo  e  jornalista  do  Império Russo . É considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história, bem como um dos maiores "psicólogos" que já existiram (na acepção mais ampla do termo, como investigadores da psiquê). [5] [6] [7] Entre outros temas, a obra do autor explora o significado do sofrimento e da  culpa , o  livre-arbítrio , o  cristianismo , o  racionalismo , o  niilismo , a pobreza, a violência, o assassinato, o altruísmo, além de analisar  transtornos mentais , muitas vezes ligados à humilhação, ao  isolamento , ao  sadismo , ao  masoq

Forma ou fôrma - qual o correto?

As palavras  forma   e   fôrma   existem na língua portuguesa e estão corretas. Podemos utilizar a palavra forma (com a vogal o aberta) como sinônimo de feitio ou para referir a forma conjugada do verbo formar e as palavras fôrma e forma (com a vogal o fechada) como sinônimo de molde. A utilização do acento diferencial é facultativa desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico.   Exemplos – forma (timbre aberto):  Mexer é a forma correta de escrita desta palavra, porque é com x e não com ch.  Sua boa forma é invejável!  A professora forma a fila dos alunos no pátio da escola.  Exemplos – forma (timbre fechado) ou fôrma:  Você tem alguma forma de bolo para me emprestar?  Você tem alguma fôrma de bolo para me emprestar?  Este sapato tem uma forma pequena.  Este sapato tem uma fôrma pequena.  Antigamente, o acento circunflexo era usado para diferenciar a palavra forma (o aberto) da palavra fôrma (o fechado). Contudo, a reforma ortográfica de 1971 aboliu a utilização de acentos

fundo transparente para criar imagem PNG

---------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------------ passe o mause em cima da parte branca entre as duas linhas tracejadas , clique com o botão direito do mause  e copie o fundo transparente para criar imagem PNG