Pular para o conteúdo principal

DICA DO DIA

EFEITO WERTHER (04)


EFEITO WERTHER (04)
O enterro estava marcado para as 10h da manhã, um bom horário, diria. Uma sensação estranha de um dia que não se consegue guardar em um calendário. A morte nos traz uma sensação estranha para quem ainda está vivo. É bom ver pessoas queridas mortas, alivia um pouco o medo que temos de nossa própria morte.
Cheguei atrasado, como sempre cheguei em toda minha vida. Mais do que simples atraso, inconscientemente não queria estar ali. Não tinha nenhum motivo para estar ali. Mas ali estava. O que se pode fazer nessas horas? Chorar? Lamentar? Se sentir vítima? Nada pode mudar o fato de estar.
As 6h acordei com uma sensação ruim, fui até a cozinha preparar um café, nunca tinha percebido quantos cachorros tinham no meu bairro, mas as 6h15min todos os cachorros do bairro começaram num coro de uivo e lamentações que me deixou muito agoniado. Sabia que era a morte, só não sabia de quem, fui até a área de serviço para escutar melhor. Eles não paravam, acendi um cigarro e me senti triste, melancólico, desamparado, inútil. Mas vivo, muito vivo, a ponto de poder sofrer.
As 6h:30 min, atendi o celular, apenas concordei com tudo, com palavras curtas, se dissesse uma palavra, uma única palavra longa, tinha certeza que iria desmoronar. Me agarrei a cada palavra curta que podia pensar, apenas ia respondendo, sim, sim, sim, sim...não recordo mais quantos sins foram necessários até começar a aceitar. Desliguei o telefone. Os cachorros ficaram quietos, um silêncio muito quieto, como nunca tinha percebido como o silencio pode ser.
Sofia estava dormindo, não quis acorda-la, peguei a carteira de cigarro, o isqueiro, o cinzeiro. Me sentei no sofá da sala e fiquei olhando o aparelho de televisão desligado. Pensando, se não for, vai ser como se não é. Quem sabe assim a morte não possa existir? Qual motivo de ir? Provar para os outros que também se pode sofrer. Eu já estava sofrendo, sem precisar provar nada a ninguém.
Irônico estar vivo quando não se quer estar vivo, irônico estar morto quando não se sabe que está morto.
(continua 😊) Röhrig C.

Comentários

Promoção de livros

743355678ae871043d48337fc70c9a8a--romances-auto

Ebook Amazon

É muito amor envolvido – Quando nasce um romance – LIVRO – Röhrig

Se preferir uma edição impressa clique no logo da Agbook 
 

Ofertas:

Postagens mais visitadas deste blog

10 livros imperdíveis de Fiódor Dostoiévski em português (PDF) Grátis para baixar

10 livros imperdíveis de Fiódor Dostoiévski em português (PDF) Grátis para baixar                                                         » Assine nosso canal do  Youtube  e aprenda mais sobre literatura. «  Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski [nota 1] [nota 2]   Moscou / Moscovo ,  30 de outubro  de  1821  -  São Petersburgo ,  28 de janeiro  de  1881 [1] [2] [3] [4] [nota 3]  foi um  escritor ,  filósofo  e  jornalista  do  Império Russo . É considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história, bem como um dos maiores "psicólogos" que já existiram (na acepção mais ampla do termo, como investigadores da psiquê). [5] [6] [7] Entre outros temas, a obra do autor explora o significado do sofrimento e da  culpa , o  livre-arbítrio , o  cristianismo , o  racionalismo , o  niilismo , a pobreza, a violência, o assassinato, o altruísmo, além de analisar  transtornos mentais , muitas vezes ligados à humilhação, ao  isolamento , ao  sadismo , ao  masoq

Forma ou fôrma - qual o correto?

As palavras  forma   e   fôrma   existem na língua portuguesa e estão corretas. Podemos utilizar a palavra forma (com a vogal o aberta) como sinônimo de feitio ou para referir a forma conjugada do verbo formar e as palavras fôrma e forma (com a vogal o fechada) como sinônimo de molde. A utilização do acento diferencial é facultativa desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico.   Exemplos – forma (timbre aberto):  Mexer é a forma correta de escrita desta palavra, porque é com x e não com ch.  Sua boa forma é invejável!  A professora forma a fila dos alunos no pátio da escola.  Exemplos – forma (timbre fechado) ou fôrma:  Você tem alguma forma de bolo para me emprestar?  Você tem alguma fôrma de bolo para me emprestar?  Este sapato tem uma forma pequena.  Este sapato tem uma fôrma pequena.  Antigamente, o acento circunflexo era usado para diferenciar a palavra forma (o aberto) da palavra fôrma (o fechado). Contudo, a reforma ortográfica de 1971 aboliu a utilização de acentos

fundo transparente para criar imagem PNG

---------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------------ passe o mause em cima da parte branca entre as duas linhas tracejadas , clique com o botão direito do mause  e copie o fundo transparente para criar imagem PNG